Parceria com Petrobras traz melhorias ao Programa Família Participante - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Parceria com Petrobras traz melhorias ao Programa Família Participante

Casa de Apoio será revitalizada este ano com patrocínio da empresa
04/08/2014

Um dos principais programas desenvolvidos no Pequeno Príncipe, o Família Participante, está recebendo o patrocínio da maior empresa brasileira, a Petrobras. Por meio da parceria, a estatal investe nas ações de inclusão social do programa – estão previstas melhorias e auxílio ao funcionamento da Casa de Apoio, unidade que hospeda pais e pacientes do SUS que vêm de outros municípios para tratamentos no Hospital, e também suporte ao acolhimento dos usuários do Família Participante durante a internação no Pequeno Príncipe.

casa apoioO patrocínio da Petrobras será direcionado para o pagamento do aluguel, reforma e mobiliário novo para a casa, beneficiando por ano 330 crianças e adolescentes e 660 familiares ou responsáveis que os acompanham durante períodos de tratamento. Além disso, o recurso repassado pela empresa irá contribuir com as refeições servidas pelo programa para pacientes internados e pais. A parceria tem duração prevista de um ano, até maio de 2015.

A Casa de Apoio é uma estrutura fundamental do Família Participante, pois acomoda pessoas que não têm parentes ou condições financeiras de arcar com hospedagem em Curitiba. O imóvel possui 42 leitos para o familiar e a criança, além de banheiro, cozinha para lanches, espaço de convivência com televisão, e lavanderia equipada com máquina de lavar e secar. Em 2013, a casa recebeu 818 pacientes e pais.

De acordo com a coordenadora do Família Participante, Daniela Carla Prestes, o apoio da Petrobras será importante para aprimorar a qualidade do atendimento. “Esse patrocínio vai além da questão financeira. Ele colabora para melhorar o acolhimento aos acompanhantes dos pacientes e a condição das crianças e adolescentes durante os tratamentos, indo ao encontro da filosofia de humanização do Hospital”, afirma a coordenadora.

Inclusão Social

O Programa Família Participante foi instituído no Hospital Pequeno Príncipe na década de 80, com a finalidade de proporcionar a permanência de familiares ao lado de crianças e adolescentes durante os dias de internamento. Desde o início, mais de 600 mil pessoas já foram beneficiadas.

Mais que permitir ao responsável acompanhar o paciente, o programa oferece alimentação, kit de higiene pessoal (escova e pasta dental, sabonete e toalha), kit sono (travesseiro e cobertor), banheiro com espaço para banho, e sala de descanso e de TV nas dependências do Hospital. Além disso, disponibiliza a Casa de Apoio para quem reside em outras localidades.

Ao longo da permanência na instituição, as crianças e seus acompanhantes recebem educação para a saúde e participam de atividades de integração social por meio de ações de cultura, lazer e artes.

O Programa Família Participante é realizado pelo Hospital Pequeno Príncipe e conta, além do patrocínio da Petrobras,com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comtiba) e de dezenas de empresas via renúncia fiscal, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais