Pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe recebem o livro “Dicionário Ilustrado dos Sentimentos” - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe recebem o livro “Dicionário Ilustrado dos Sentimentos”

Uma oficina sobre a obra, conduzida pela autora Fernanda Salgueiro, encantou as crianças e os adolescentes. Além disso, o encontro proporcionou a ampliação do conhecimento e uma aproximação maior com o mundo da leitura
23/06/2017

Nessa quinta-feira, dia 22, os pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe receberam o livro “Dicionário Ilustrado dos Sentimentos”, de Fernanda Salgueiro, com ilustrações de André Mendes. Além disso, participaram de uma oficina sobre a obra, promovida pela autora.

O livro, lançado no dia 10 de junho, contempla 39 emoções explicadas pelo olhar de crianças de diversas escolas, bibliotecas, ONGs e também do Pequeno Príncipe. A autora comenta que escolheu o tema pela proximidade com o dia a dia dos meninos e meninas. “Nunca é cedo para começarmos a falar sobre sentimentos. As emoções estão presentes no cotidiano das crianças, e essa foi uma forma de aproximar essa temática delas”, reiterou.

O “Dicionário Ilustrado de Sentimentos” é um projeto de incentivo à leitura e envolveu crianças de diferentes idades e lugares. “Todos os livros que escrevi tive como objetivo democratizar a leitura, então, além de me realizar como autora, também quis estimular o acesso aos livros. Por isso, as distribuições sempre foram gratuitas. Essa é a primeira vez que escrevo uma obra e as crianças fazem parte e são fundamentais no processo de produção”, comenta a escritora.

A oficina
Durante a atividade dessa tarde, os pacientes tiveram a oportunidade de realizar o seu próprio dicionário, a partir de um encarte que vem junto com o livro. O momento foi colorido, com muitos sorrisos e integração entre os pacientes e seus acompanhantes. A ação estimulou diferentes habilidades, por meio de um bate-papo sobre as impressões dos sentimentos e desenhos realizados. Além disso, ampliou o conhecimento e aproximou o mundo da leitura a todos.

Sobre o projeto
O Hospital Pequeno Príncipe foi uma das instituições beneficiadas com o  projeto Dicionário de Sentimentos,viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e alinhado com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que busca promover a democratização do acesso ao livro por meio de diferentes ações. Ele tem como proponente a autora Fernanda Salgueiro e é patrocinado pelas empresas Multilit, Michael Page e Nórdica Veículos.

+ Notícias

11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
Ver mais