Projeto Integra: pacientes e familiares celebram o Natal

Notícias

Pacientes e familiares do Projeto Integra celebram o Natal

A celebração de Natal marcou o encerramento de um ano repleto de realizações para os pacientes e colaboradores da iniciativa
28/12/2022
Natal Mamãe Noel pacientes
Cerca de 180 pessoas pessoas participaram da festa de Natal do Projeto Integra, entre pacientes, familiares e amigos.

 

O fim do ano é época de reflexão, de confraternização e de celebração das conquistas. E para os pacientes e familiares atendidos pelo Projeto Integra, do Hospital Pequeno Príncipe, não foi diferente. Recentemente, eles estiveram reunidos na sede que irá abrigar o Pequeno Príncipe Norte – onde parte das atividades da iniciativa é realizada com pacientes com transtorno ou deficiência intelectual, múltipla e autismo – para celebrar o Natal em uma festa que reuniu, além deles, colaboradores do Hospital e da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), instituição parceira do Pequeno Príncipe. O momento também foi uma oportunidade de interação social entre as crianças e os adolescentes atendidos pela iniciativa, bem como entre as suas famílias.

A programação – que contou com a participação de cerca de 180 pessoas – foi abrilhantada por uma apresentação especial do Coral Pequeno Príncipe, formado por colaboradores e voluntários do Hospital. O grupo apresentou canções natalinas que empolgaram o público presente. Também foi realizada uma oficina de estampas criadas com tintas e folhas recolhidas da natureza – atividade realizada em parceria com a equipe do projeto Nosso meio ambiente: conhecer para conservar, iniciativa da AEW-PR –, um show de talentos com os pacientes e brincadeiras em grupo com cordas, de roda, dança das cadeiras, boliche e vôlei, por exemplo.

Um dos momentos marcantes foi a visita da Mamãe Noel, que chegou ao local da confraternização em um quadriciclo e distribuiu presentes para os pacientes do Projeto Integra, além dos seus irmãos e amigos que compareceram na ocasião. Para finalizar, um delicioso lanche foi servido aos participantes. “Para nós foi muito importante realizar essa festa. Antes dela, tivemos uma animada festa julina no início do segundo semestre, após dois anos sem termos programações desse tipo devido à pandemia da COVID-19. Por isso, quisemos repetir esse sucesso agora em dezembro”, destaca a psiquiatra Jaqueline Cenci, do Pequeno Príncipe, coordenadora do Projeto Integra.

Natal Coral Pequeno Príncipe
A apresentação do Coral Pequeno Príncipe, formado por colaboradores e voluntários do Hospital, abrilhantou a programação.

Segundo a médica, programações como a realizada neste mês também são oportunidades de socialização e de observação da evolução do tratamento dos pacientes. “Para eles e seus familiares, é importante ter diferentes ambientes de troca e ver que, apesar dos desafios vivenciados no tratamento, é possível ter momentos de alegria e de socialização. No caso das crianças e dos adolescentes, as brincadeiras em grupo proporcionam a criação de vínculos. Além disso, é uma oportunidade para visualizarmos o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano e a evolução do tratamento dos pacientes, observando como eles reagem em momentos de interação social”, ressalta.

Sobre o Projeto Integra

O Projeto Integra é uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe que busca oferecer acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência intelectual, múltipla e autismo. São oferecidas avaliações diagnósticas multidisciplinares e tratamento especializado em psiquiatria da infância e da adolescência, psicoterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O projeto contempla, ainda, atividades em grupo e oficinas terapêuticas e relacionadas ao meio ambiente. Atualmente, são atendidos cerca de 124 pacientes de Curitiba e de municípios da região metropolitana.

Ao fazer um balanço do trabalho realizado dentro da iniciativa em 2022, a coordenadora do projeto afirma que o ano foi marcado por desafios, entretanto também por muitas conquistas. “Foi um ano em que enfrentamos algumas dificuldades, ainda por causa dos efeitos da pandemia. Mas temos muitos resultados para comemorar, principalmente no segundo semestre. Nosso projeto não apenas continuou, mas conseguiu crescer em 2022, com mais profissionais de saúde, mais vagas para atendimento ofertadas e mais atividades realizadas com os pacientes, incluindo os atendimentos de odontologia e as oficinas de educação ambiental realizadas em parceria com o projeto Nosso meio ambiente”, conclui Jaqueline.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais