Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Oficina de cinema proporciona momentos de diversão e aprendizado para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Os participantes puderam soltar a imaginação e criar figurinos, cenas e personagens durante a atividade
14/02/2019
Os participantes têm contato com as técnicas e a linguagem cinematográfica nas oficinas.

A sétima arte tomou conta do Hospital Pequeno Príncipe. Por meio do projeto “A Palavra da América Morena”, viabilizado pela Lei Rouanet e que tem a instituição como beneficiada, pacientes, pais e responsáveis participam de oficinas de cinema desde o início de fevereiro.

Além de ampliar o conhecimento cultural dos participantes, a oficina permitiu que tivessem noção das técnicas cinematográficas, das funções exercidas no cinema e de tudo que é necessário para produzir um filme. A empolgação tomou conta de crianças, adolescentes e adultos.

O ponto de partida para a produção foi a obra infantojuvenil  “Ramón Preocupón”, de Anthony Browne, que narra a vida de um menino que vivia preocupado com tudo que acontecia em sua volta. Com o roteiro elaborado a partir do livro, foram definidas as funções – desde figurinista até os atores.

Com o auxílio da coordenadora da oficina, os pacientes, pais e responsáveis cuidaram de todo processo de filmagem e produção do filme. “A Ave Lola já está há 3 anos fazendo oficinas aqui no Hospital e para nós é sempre desafiador trazer o lúdico e o informativo para a criança. Nós sempre tentamos não ser apenas recreativos, mas mostrar um lado educativo. É muito gostoso passar um tempo aqui, sempre um privilégio”, afirma Larissa de Lima.

Os participantes atuaram em todo processo de produção de um filme.

Repercussão
Gustavo Champoski,10, estava responsável pela filmagem e adorou participar. “Foi muito legal, eu gostei bastante de ficar filmando e pretendo fazer mais vezes”, conta.

Giulia de Souza,11, se divertiu muito participando e ajudou em tudo que foi preciso. “Achei bem legal e interativo. Todos que estavam presentes, até mesmo a plateia, participaram e se divertiram muito”, afirma.

+ Notícias

26/04/2026

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 20 anos

Com apoio de Pelé, iniciativa aposta na pesquisa científica como caminho para avançar no cuidado infantil
24/04/2026

Tirzepatida para crianças e adolescentes: quando é indicada?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a nova opção terapêutica, a partir dos 10 anos de idade, para casos de diabetes tipo 2
22/04/2026

Qual é a forma correta de iniciar a introdução alimentar?

Mais do que uma mudança na rotina, essa fase influencia a nutrição e como a criança se relaciona com a comida ao longo da vida
13/04/2026

Cuidados com o coto umbilical do bebê

Apesar de exigir atenção, a higienização é simples e faz parte da rotina nos primeiros dias do recém-nascido
07/04/2026

Dia Mundial da Saúde: Complexo Pequeno Príncipe reforça papel da ciência na saúde infantojuvenil

Com protagonismo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, instituição integra ensino, assistência e mais de cem estudos para avançar na saúde de crianças e adolescentes
03/04/2026

Hospital Pequeno Príncipe se despede do médico Eurípides Ferreira

Pioneiro na oncologia pediátrica e no transplante de medula óssea, especialista dedicou mais de cinco décadas à instituição e é um dos grandes nomes de sua história
Ver mais