Noite do Bem celebra bons resultados do Serviço de Oncologia, Hematologia e TMO no centenário do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Noite do Bem celebra bons resultados do Serviço de Oncologia, Hematologia e TMO no centenário do Pequeno Príncipe

Em sua 9ª edição, o evento reuniu apoiadores do maior hospital pediátrico do Brasil no Espaço Klaine
19/09/2019

Na contagem regressiva para as comemorações do centenário do Hospital Pequeno Príncipe, celebrado no dia 26 de outubro deste ano, a 9ª edição do Noite do Bem reuniu apoiadores do Serviço de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea (OHTMO) da instituição na noite dessa terça-feira, dia 17, no Espaço Klaine. Os cerca de 200 apoiadores acompanharam os resultados do trabalho realizado pela área há mais de cinco décadas em prol da saúde infantojuvenil.

Durante o evento, a médica Cilmara Kawahara apresentou um balanço das atividades do Serviço, que foi criado em 1968 e hoje é um dos maiores e mais importantes do país no atendimento a crianças e adolescentes com idades de zero a 18 anos com câncer e doenças do sangue.

No Pequeno Príncipe, 80% dos atendimentos são voltados a pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, por exemplo, foram atendidos – simultaneamente – 500 meninos e meninas. Nesse período, foram realizados 8.209 atendimentos ambulatoriais, 3.706 sessões de quimioterapia, 1.045 internações e 46 transplantes de medula óssea – sendo 26 para neoplasias.

Em seu discurso, a chefe do serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital, a oncologista Flora Watanabe, lembrou de quando o médico Eurípides Ferreira, responsável pela implantação do Serviço no Pequeno Príncipe, a convidou para trabalhar com oncologia, em1974. “Minha ideia foi dizer não, mas ele me convenceu dizendo que poderíamos fazer muito pelas crianças. Foi esse o sonho que abracei, que a gente continua sonhando e graças a Deus tem muita gente que sonha conosco. Sem ajuda da sociedade não poderíamos fazer o que fazemos. E não tem presente melhor do que ver tantos pacientes que retornaram à sociedade como pessoas ativas e produtivas. Não tenho palavras para agradecer vocês”, disse.

A Noite do Bem também abriu espaço para as comemorações do centenário do Pequeno Príncipe. “Nossa oncologia começou extraoficialmente em 1962 e de lá para cá, a gente vem crescendo e tendo sucesso nos tratamentos. E a gente se questiona todos os dias: o que mais podemos fazer. Nossos esforços estão focados em atender de maneira integral as crianças e as famílias e tenho certeza que com o apoio de vocês isso vai se eternizar por 100 vezes mais 100 anos, infinitamente. Obrigada a todos”, agradeceu.

Confraternização
Além de conferir os resultados do serviço de OHTMO e os desafios do Pequeno Príncipe no ano em que completa um século, os participantes degustaram um menu especial, durante o jantar oferecido pelo Espaço Klaine. “É o quinto ano que participamos desse evento e gostaríamos de estar juntos de novo em 2020. Se vocês saírem daqui um pouco mais felizes do que chegaram com certeza serão pessoas melhores lá fora e vou fazer todo possível para que isso seja verdade”, disse Geraldo Klaine, proprietário do local.

Diversos cidadãos e empresas contribuíram para o sucesso do evento. O casal Marjorie e Danilo Hauser apoia e viabiliza a Noite do Bem desde 2011. “Sempre é uma emoção e eu me sinto muito grata de poder participar com o nosso trabalho pequeninho de formiga, junto desse projeto enorme que é o Complexo Pequeno Príncipe e que vem há 100 anos ajudando toda a sociedade brasileira”, comentou Marjorie.

Um dos grandes responsáveis por tornar realidade o Serviço de Transplante de Médula Óssea no Hospital, o casal Many e Dinho Elache, também prestigiaram a Noite do Bem.  Além de contribuir diretamente, eles ainda mobilizam sua rede de contatos e amigos em prol da causa. “Acredito que é muito importante os empresários sempre apoiarem instituições sérias e por isso buscamos novos apoiadores. Os empresários têm obrigação de trazer mais padrinhos e formar uma cadeia de apoio. Dá orgulho de participar desse momento dos 100 anos, pela própria administração do Hospital que traz retorno verdadeiros para as crianças”, declarou o investidor.

Diversas empresas tornaram possível a realização da Noite do bem, que contou com o apoio do Espaço Klaine e patrocínio de: De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, Unimed, Bauart Empreendimentos, Agisa Contêineres, Instituto Renault, Geiger Indústria de Máquinas, Permution, Pumatronix e Grupo Risotolândia.

Árvores da Vida na Noite do Bem 

 A Noite do Bem também foi o momento do lançamento do Projeto Árvores da Vida – 100 anos. A proposta amplia o compromisso institucional, sempre presente na história do Pequeno Príncipe, com o futuro do planeta e a responsabilidade com o ambiente que será deixado para as novas gerações.

A ideia de buscar apoio financeiro vinculado ao plantio de 100 mudas de árvores nativas de dez espécies diferentes foi concretizada a partir do projeto de implantação do Pequeno Príncipe Norte. Com obras previstas para iniciar em 2020, a nova unidade na região Norte de Curitiba contará com dois hospitais, ambulatórios, sede para Faculdades e Instituto de Pesquisa, Centro Cultural e um Jardim Botânico, além de conservar um bosque nativo de 80 mil metros quadrados, onde as mudas serão plantadas.

Para contribuir com o projeto, os apoiadores interessados poderão escolher a espécie de sua muda e adquiri-la por R$ 10 mil. A árvore, plantada pelo próprio apoiador, durante um evento exclusivo ganhará uma placa personalizada com o seu nome.
Ao aliar a oportunidade de enriquecer a área de bosque nativo com iniciativas de apoio financeiro ao Hospital, o Árvores da Vida estabelece uma interação sustentável entre os homens e a natureza, celebrando a vida e contribuindo para a sustentabilidade ambiental e econômica.

Além de conhecer o projeto, que acontece ao longo das comemorações dos 100 anos (2019 e 2020), os convidados da Noite do Bem tiveram a oportunidade adquirir as primeiras cotas do projeto Árvores da Vida e ainda deixar mensagens em alusão ao centenário em uma árvore instalada na recepção do evento.

Confira mais depoimentos do evento
“Acho que todo o curitibano nascido aqui ou adotado pela cidade tem uma ligação sentimental com o Pequeno Príncipe porque ou esteve lá como criança ou como pai, irmão ou tio. E apoiar uma entidade que tem esse vínculo e é tão próxima das pessoas é muito importante para nós. Temos uma relação afetiva porque minha irmã teve meningite e foi curada lá”, Leonardo Sperb De Paola, sócio na De Paola & Panasolo Sociedade de AdvogadosConfira mais depoimentos do evento

“Para nós do Instituto Renault é bem importante fazer parte desse momento dos 100 anos, sobre tudo por conta da relação que já temos construída com o Pequeno Príncipe. Fazer parte de uma causa que tem como propósito contribuir para a transformação da sociedade, melhorar o ambiente que a gente vive e começar isso a partir da saúde e da educação é muito importante e o Hospital tem um papel fundamental nisso”, Graziela Pontes, diretora executiva do Instituto Renault

 “O Pequeno Príncipe é um grande parceiro da Unimed Curitiba e é uma parceria que vem de muitos anos e temos total consciência da importância que a instituição tem no atendimento de nossos usuários. Nós temos que parabenizar o Hospital e agradecer por uma parceria tão profícua ao longo desses anos. Que venha mais 100 anos para que possamos cada vez mais sedimentar uma parceria que é tão boa para os dois lados”, Antônio Carlos de Farias, médico e diretor financeiro da Unimed Curitiba

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais