Escolher a medicina como profissão é optar por trabalhar diariamente pela vida - Hospital Pequeno Principe

Notícias

Escolher a medicina como profissão é optar por trabalhar diariamente pela vida

Confira o artigo do diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho
18/10/2021

Neste 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico. Profissional essencial para o cuidado da vida em todas as suas fases de desenvolvimento, o médico é aquele que tem em seu propósito ajudar o próximo e contribuir com a sociedade. Essa é uma data simbólica, que permite agradecer a essas pessoas que, com sensibilidade e visão integral do ser humano, dedicam-se à assistência, prevenção e promoção da saúde.

Historicamente, o profissional médico passou por inúmeros desafios, mas com certeza a pandemia do coronavírus está entre os maiores já vividos pela humanidade. Um vírus desconhecido parou o mundo e recomendou que bilhões de pessoas ficassem em casa, porém os profissionais de saúde estiveram sempre na linha de frente, lutando contra um inimigo invisível aos olhos, para salvar vidas e buscar um caminho para vencer a pandemia.

O dever profissional superou o receio e as incertezas, que chegaram sem avisar. Mais do que nunca, os médicos colocaram em prática o juramento de Hipócrates, o qual diz que “em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes”, e muitos foram vencidos pelo vírus desconhecido.

Na foto, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, que também é nefrologista pediátrico, atende paciente antes da pandemia.

Inicialmente, imaginava-se que as crianças seriam menos atingidas, mas no Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, os casos foram chegando aos poucos, com ápice a partir de março de 2021. O espírito de cuidado ampliado, que faz parte da história do Pequeno Príncipe, manteve-se durante a pandemia, com as adaptações necessárias. Além da assistência em saúde com excelência técnico-científica e humanização, o Pequeno Príncipe se destaca pela formação profissional voltada exclusivamente para a atenção e o cuidado a crianças e adolescentes. Berço da pediatria no Paraná, o ensino está presente na instituição desde a década de 1930, quando os alunos da então Faculdade de Medicina, da UFPR, passaram a fazer internato no Hospital de Crianças, edificado pela sociedade civil organizada.

Há mais de 90 anos, o Hospital Pequeno Príncipe se tornou um dos mais importantes centros formadores de profissionais na área de saúde, proporcionando internato em três escolas médicas. O processo seletivo para residências e cursos de especialização em diversas subespecialidades está entre os mais concorridos do Brasil. Paralelamente a isso, a instituição oferece cursos da área de saúde por meio da Faculdades Pequeno Príncipe, incluindo o de Medicina. Em sua matriz curricular, são apresentados todos os aspectos da medicina preventiva na atenção primária, como também tratamentos hospitalares mais complexos.

Escolher a medicina como profissão é optar por trabalhar diariamente pela vida. Ser médico é mais que uma expressão de linguagem, o ser médico tem a sua profissão inserida em sua existência, de forma que ser médico é uma opção de viver a vida. Nesta data parabenizo todos os médicos – que, com muita dignidade, ultrapassam limites e com o coração e mente abertos materializam sonhos e trazem avanços para a medicina e para toda a nossa sociedade.

 

+ Notícias

29/11/2021

Nutrição pediátrica em consultório é destaque do Pequeno Príncipe Conhecimento

O assunto foi apresentado em cinco aulas com renomados especialistas na área
26/11/2021

Pequeno Príncipe vai auxiliar em ações estratégicas no Paraná na área de biotecnologia em saúde

Profissional da instituição foi convidada para integrar equipe que vai coordenar iniciativas para os próximos dez anos
26/11/2021

UTI Neonatal completa 30 anos salvando a vida de recém-nascidos complexos

Mais de oito mil bebês de todo o país já foram atendidos pela unidade que é referência para pacientes que precisam de tratamentos intensivos com equipamentos de ponta
23/11/2021

Câncer infantil: apenas 8,8% das crianças têm diagnóstico precoce da doença

Pioneiro no tratamento oncológico infantojuvenil no Paraná, Pequeno Príncipe realizou levantamento com seus pacientes entre 1998 e 2017. Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, o Hospital reforça a importância do diagnóstico precoce
19/11/2021

Representantes da Embaixada e do Consulado-Geral dos EUA conhecem o Complexo Pequeno Príncipe

Visita faz parte de ação de relacionamento entre a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Pequeno Príncipe, e o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos de Curitiba – Inter Americano
19/11/2021

Excesso de telas na infância prejudica desenvolvimento saudável

Especialista do Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os riscos da intoxicação digital infantil e aponta estratégias de prevenção e proteção
Ver mais