Minigolfe é inaugurado no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Minigolfe é inaugurado no Pequeno Príncipe

A iniciativa, que busca incentivar o esporte e promover a inclusão social no ambiente hospitalar, animou os pacientes que pela primeira vez tiveram contato com a modalidade
02/05/2017

O paciente do Hospital Pequeno Príncipe, Gabriel Antonuitti, de 14 anos, nunca tinha jogado golfe. Mas na tarde desta terça-feira, dia 2, pode dar a sua primeira tacada e de quebra inaugurar o Minigolfe da instituição em que faz tratamento, o primeiro do Brasil em um ambiente hospitalar. A iniciativa foi viabilizada com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), Confederação Brasileira de Golfe (CBG), A. Yoshii Engenharia e Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii.

A ação também reforça importantes valores como equidade, honestidade e cortesia. “No golfe, as pessoas podem competir de igual para igual levando em consideração suas diferenças. Por exemplo, se um jogador de maior habilidade compete com um de nível inferior, esse último ganha algumas vantagens que o igualam ao superior na disputa. São princípios de equidade como esses que o Pequeno Príncipe também dissemina como instituição”, destacou o diretor corporativo da entidade, José Álvaro Carneiro.

Para o presidente da FPCG, Sakae Tamura, essa também é uma oportunidade para que os pacientes deem boas risadas. “Com o Minigolfe, os meninos e meninas poderão desfrutar de um ambiente lúdico, se divertir muito e conhecer um esporte diferente”, apontou. As atividades serão realizadas sempre com a supervisão de voluntários capacitados por profissionais da modalidade.

Além disso, as crianças e os adolescentes que quiserem dar continuidade ao esporte podem vir a fazer parte do projeto Golfe para a Vida – Programa de Formação de Talento e Cidadania, projeto de responsabilidade social corporativa da CBG. “Nós acreditamos que o esporte deve ser iniciado ainda na infância. Ele é um suporte para a educação e ética. O Pequeno Príncipe faz um trabalho fantástico e por isso, queremos eternizar essa parceria”, relatou o presidente da Confederação, Euclides Gusi.

Para o gerente de incorporação da A. Yoshii Engenharia, Erik Takada, é gratificante contribuir com um projeto tão único e especial como o do Minigolfe. “É uma satisfação poder, de alguma forma, colaborar com o processo recuperação dos meninos e meninas”.

Saúde e o golfe
Em termos de saúde, o golfe é um jogo de coordenação entre visão e mecânica corporal.  Trabalha a arquitetura do movimento liderada pelo foco.  É excelente para desenvolver a objetividade, a iniciativa, a concentração, a persistência e a capacidade de enfrentar desafios.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais