Médicos de hospital americano visitam Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Médicos de hospital americano visitam Pequeno Príncipe

Nova parceria com o Children’s Hospital of Pittsburgh promove o intercâmbio de conhecimento médico e o apoio técnico e de gestão
23/07/2014

Nos dias 21 e 22 de julho, o Hospital Pequeno Príncipe recebeu a visita da equipe de telemedicina do Children’s Hospital of Pittsburgh. O vice-diretor da instituição, Harun Rashid, junto com os médicos Ricardo Muñoz, Rakesh K. Sindhi e Rajesh Aneja conheceram as UTIs Pediátrica, Cirúrgica e Cardíaca; os serviços de Hemodinâmica, Ecocardiograma, Transplante Renal e Hepático; e cirurgia cardíaca.

Além das visitas em diferentes setores do hospital, membros da equipe médica do Pequeno Príncipe realizaram apresentações sobre a instituição para os médicos estrangeiros. A visita faz parte de um programa de parceria entre os dois hospitais que permitirá um intercâmbio de conhecimento científico e apoio técnico. Um dos motivos da visita ao Hospital Pequeno Príncipe foi para estudar a possibilidade de implementar a telemedicina como parte da parceria entre as duas instituições.

A telemedicina é uma forma de assistência médica realizada à distância possibilitada pelo uso de câmeras que permite que profissionais realizem consultas médicas em locais remotos. O Children’s Hospital of Pittsburgh já utiliza esta tecnologia em hospitais parceiros  na Colômbia, Itália e México. Através de sessões diárias que têm a duração de uma hora, os médicos em Pittsburgh providenciam atendimento pediátrico utilizando videoconferências em tempo real. Os médicos afirmaram terem obtido melhorias muito significativas na performance médica nos hospitais colombianos após a utilização da telemedicina.

O Pequeno Príncipe, que vai começar a implementar o serviço de telemedicina no final do ano, vai ser o primeiro hospital brasileiro a utilizar esta tecnologia.

Após a visita o médico intensivista Dr. Rafael Muñoz disse estar muito motivado para acrescentar o Pequeno Príncipe na rede de telemedicina do hospital de Pittsburgh. Sobre a visita, o vice-presidente do Children’s Hospital of Pittsburgh, Dr. Harun Rashid conta que ficou impressionado com o Hospital Pequeno Príncipe e com a quantidade de pacientes atendidos diariamente. “Gostei muito de conhecer o Hospital, fomos muito bem recebidos e estamos felizes com essa nova parceria com o nosso hospital em Pittsburgh”, disse.

“Estar ancorado com uma referência como o Children’s Hospital of Pittsburgh, que está entre os cinco melhores hospitais do planeta em procedimentos cirúrgicos cardíacos, vai ser fundamental para o Pequeno Príncipe. No quesito da qualidade de serviços médicos oferecidos, queremos fazer parte da primeira divisão do mundo e oferecer o melhor possível para as nossas crianças. Temos certeza que com essa aproximação poderemos melhorar muito”, destaca o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais