Médico que fundou um dos serviços de cirurgia cardíaca visita Hospital

Notícias

Médico que fundou um dos serviços de cirurgia cardíaca pediátrica no Pequeno Príncipe visita o Hospital

O profissional esteve na instituição para compartilhar conhecimento e contribuir com a discussão de casos cirúrgicos
07/01/2023
Leonardo Mullinari
O renomado médico Leonardo Mulinari visitou o Pequeno Príncipe e contribuiu na discussão de casos do Serviço de Cirurgia Cardíaca.

 

O Pequeno Príncipe recebeu nesta semana o atual chefe da Cirurgia Cardíaca Pediátrica e Adulto Congênita e diretor do Congenital Heart Center, da Universidade de Miami, nos EUA. O renomado cirurgião cardíaco Leonardo Mulinari chefiou por 15 anos (2004-2019) uma das equipes de cirurgia cardíaca pediátrica do Pequeno Príncipe, considerada uma das áreas mais complexas da medicina. A sua trajetória na instituição também foi marcada pela inspiração e formação de novos profissionais, deixando um grande legado a cirurgiões cardíacos de todo o Brasil.

Em passagem pelo maior hospital pediátrico do Brasil, durante férias no país, o renomado profissional teve a oportunidade de reencontrar colegas e contribuir com a discussão de casos cirúrgicos. “É sempre um prazer voltar e estar no Pequeno Príncipe. O Hospital é uma referência pelo cuidado pediátrico e hoje é um dos melhores serviços de cirurgia cardíaca do Brasil”, frisou. “Ao longo dos anos, minha carreira como cirurgião cardíaco mudou muito. A sinergia com o Pequeno Príncipe teve uma grande influência no meu desenvolvimento como profissional, e por isso eu agradeço sempre a todos os líderes da instituição,” acrescentou.

cirurgião-cardíaco-Leonardo-Mulinari-2
O médico Leonardo Mulinari chefiou por 15 anos uma das equipes de cirurgia cardíaca pediátrica do Pequeno Príncipe.

A experiência na instituição traz muito orgulho ao expoente na área de cirurgia cardíaca. “Ao contrário da realidade nos Estados Unidos, no Brasil temos poucos centros especializados, e o Pequeno Príncipe é certamente um dos maiores em termos de volume de cirurgias, principalmente neonatais, e também pelo excelente resultado cirúrgico”, ele revela.

cirurgião-cardíaco-Leonardo-Mulinari-3
O médico é referência na área da cirurgia cardíaca pediátrica.

Trajetória profissional do médico

A medicina sempre esteve presente na vida do cirurgião Leonardo Mulinari desde suas primeiras lembranças. Filho de médico, foi uma decisão natural seguir os passos de seu pai. Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica Universidade do Paraná (PUC-PR), especializou-se em cirurgia cardiovascular no Instituto do Coração (Incor), da Universidade de São Paulo (USP), e em cirurgia cardiotorácica na University of Alabama, em Birmingham (UAB), nos Estados Unidos.

Durante sua formação, teve como mentores o Dr. Adib Jatene e Dr. Albert Pacifico, respectivamente cirurgiões que foram atuantes na área de cirurgia cardíaca adulta e pediátrica. Retornando ao Brasil em meados dos anos 90, dedicou-se a todo o espectro da cirurgia cardíaca. Mas foram os coraçõezinhos que chamaram sua atenção de forma especial.

No decorrer de sua carreira, acompanhou profundas mudanças na área, desde o diagnóstico até o tratamento cirúrgico, incluindo cardiologia intervencionista. “Ao longo desses anos, eu diria que o que mais avançou tem sido a atenção à anestesia, perfusão e gestão em unidades de terapia intensiva”, afirma.

Homenagem no Gala Pequeno Príncipe em Nova York

O profissional foi um dos homenageados da 12.ª edição do Gala Pequeno Príncipe, realizada em outubro de 2022, no Gotham Hall, em Nova York. Na ocasião, o cirurgião enfatizou que no Pequeno Príncipe, as crianças são tratadas com muita dedicação. “É um Hospital que fornece o melhor cuidado no presente e desenvolve o cuidado para o futuro, pela visão, planejamento e ação da organização. Isso é o que levou o Pequeno Príncipe a se tornar um dos melhores hospitais pediátricos do mundo”, realçou.

Para ele, ser homenageado em um dos principais eventos de captação de recursos da instituição foi emocionante. “Foi um reconhecimento ímpar. Grande parte do meu sucesso na cirurgia cardíaca pediátrica deveu-se à oportunidade que a direção deste hospital me deu ao me aceitar em sua equipe médica. Eu acredito que ainda tenho muito a oferecer aos pacientes do Pequeno Príncipe”, afirma o profissional ao olhar para o futuro com pretensão em voltar ao Brasil.

cirurgião-cardíaco-Leonardo-Mulinari-4
O médico foi homenageado em um dos principais eventos de captação de recursos do Pequeno Príncipe.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
18/01/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe atende de forma integral crianças e adolescentes com deficiência

A unidade conta com laboratório de marcha, parque adaptado e sala de realidade virtual
16/01/2023

ALTA COMPLEXIDADE | Serviço de Radiologia Intervencionista

A especialidade trata doenças complexas em procedimentos minimamente invasivos. Saiba mais sobre o serviço na série de alta complexidade
Ver mais