Acreditação do Saeme-CFM é concedida ao curso de Medicina da FPP

Notícias

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
20/03/2024
acreditação do Saeme-CFM
A acreditação do Saeme-CFM reconhece a qualidade da educação e abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior.

O curso de graduação em Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe foi certificado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM). A conquista reconhece que o ensino médico da instituição possui um padrão adequado e rigoroso de qualidade, além de manter o compromisso com a formação médica.

Até o ano passado, somente cinco escolas médicas do Sul do Brasil possuíam acreditação. A Faculdades Pequeno Príncipe é a sexta instituição da região a garantir o certificado.

“O reconhecimento do Saeme reforça o nosso compromisso com a educação médica. Além disso, nos aproxima ainda mais do CFM, principal órgão de medicina do país”, afirmou a vice-coordenadora do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe, Mariana Xavier.

Processo de avaliação de acreditação do Saeme-CFM

Para obter a certificação é necessário ter formado pelo menos uma turma e não estar funcionando sob liminar. Nesse contexto, a análise é realizada por uma equipe independente e compreende quatro etapas: processo de inscrição voluntário, autoavaliação, avaliação externa e emissão de parecer.

Inicialmente, o preenchimento do questionário on-line abrangeu cinco áreas principais: gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. Na sequência, os dados foram analisados pela comissão de avaliação, que também realizou visitas à instituição.

No parecer de acreditação do curso, a equipe de avaliadores destacou boas práticas realizadas na Faculdades Pequeno Príncipe. Entre elas está a aproximação entre ensino e serviço, juntamente com as ações de responsabilidade social e a integração com o Hospital Pequeno Príncipe.

acreditação do Saeme-CFM
A Faculdades Pequeno Príncipe é a sexta instituição da região Sul do país a garantir o certificado.

Internacionalização

Desde o ano passado, o Saeme se tornou a instituição autorizada pelo World Federation for Medical Education para credenciar escolas médicas. “Isso nos abre uma janela de acesso aos Estados Unidos e Canadá. Dessa forma, nossos estudantes podem ter a chance de realizar uma pós-graduação e exercer a medicina no exterior”, ressaltou a coordenadora.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
Ver mais