Linfoma é o terceiro tipo de câncer mais comum na infância

Notícias

Linfoma é o terceiro tipo de câncer mais comum na infância

Na véspera do Dia Mundial de Conscientização Sobre Linfomas, em 15 de setembro, o Hospital Pequeno Príncipe explica o que é a doença e seus sintomas
14/09/2022
linfoma
O garoto Tito Viecili Gonçalves apresentou os primeiros sintomas do linfoma de Hodgkin em 2021 e passou a ser atendido pelo Hospital Pequeno Príncipe.

 

O linfoma ocorre quando as células de defesa imediata do organismo e seus precursores evoluem para a malignidade, crescendo de forma descontrolada e afetando o sistema linfático. Esse tipo de câncer é o terceiro mais comum na infância, ficando abaixo apenas de leucemias e tumores cerebrais.

Existem dois tipos da doença: o linfoma não Hodgkin (LNH) e o linfoma de Hodgkin (LH), que apresentam sinais, comportamentos e tratamentos diferentes. O primeiro representa 7% dos cânceres na infância, enquanto o segundo representa 6%. No Hospital Pequeno Príncipe, a incidência é maior em meninos, de ambos os tipos da doença.

De acordo com a oncologista Ana Paula Kuczynski Pedro Bom, o linfoma não Hodgkin é mais comum em crianças menores e com comportamento agressivo. Já o linfoma tipo Hodgkin é prevalente em crianças maiores e adolescentes, geralmente com evolução prolongada e pouco agressivo. Na instituição, o LNH, por exemplo, é mais prevalente, acometendo crianças entre 3 e 8 anos. Já o LH tem maior incidência em crianças acima dos 9 anos.

É o caso de Tito Viecili Gonçalves, que apresentou os primeiros sintomas do linfoma de Hodgkin no ano passado: inchaço no pescoço e emagrecimento repentino. Após alguns dias de piora no quadro, a mãe e o menino, de 10 anos, deram entrada no pronto-atendimento do Hospital. “Enquanto o diagnóstico dele não foi descoberto, não fomos liberados. Depois de uma semana de muitos exames, descobrimos o que ele tinha”, relembra Thais Nassir Viecili Gonçalves, mãe da criança.

Imediatamente o menino começou o tratamento, sendo realizado por meio de ciclos de quimioterapias, que eram aplicadas diariamente por 15 dias. Após duas semanas de descanso, uma nova rodada era iniciada. Depois de 11 meses do início do tratamento, a família recebeu a notícia que o câncer estava em remissão. “Hoje digo que o tratamento foi longo, mas é uma doença com prognóstico alto de cura. É preciso ser paciente, ter fé e confiar na equipe médica. É preciso ter esperança”, diz Thais.

Conforme a oncologista, o diagnóstico precoce é importante porque está relacionado diretamente a melhores chances de cura. “Além de tratamentos menos agressivos, mais curtos e, em alguns casos, com menos efeitos colaterais”, detalha.

linfoma
Após 11 meses do início do tratamento, o linfoma de Tito estava em remissão – período em que é feito acompanhamento intenso para verificar que o câncer não voltou.

 

Sintomas

Os sinais de alerta em comum entre os dois tipos de linfomas são:  gânglios aumentados, principalmente na região do pescoço, menos comum na axila e virilha; febre; fadiga; suor noturno; e perda de peso repentina.

Segundo a médica, o linfoma Hodgkin “geralmente apresenta-se como aumento de volume de um ou mais linfonodos na região lateral do pescoço, com evolução prolongada, podendo ser acompanhada de febre, perda de peso, sudorese e coceira no corpo todo”.

Já o linfoma não Hodgkin pode ter apresentação clínica de tumores abdominais ou linfonodos aumentados no pescoço e em outros locais, podendo estar associado à recusa alimentar. Em alguns casos é possível ocorrer tosse e falta de ar, com piora progressiva.

Prevenção do linfoma

Os fatores de risco em crianças e adolescentes não são conhecidos, o que se sabe é que pacientes que apresentam mais chance de desenvolvimento são aqueles que estão com o sistema imunológico comprometido ou que possuem familiares diagnosticados com a doença.

“É importante ressaltar que o aleitamento materno, preferencialmente até os 2 anos de vida; alimentação saudável; atividades físicas e um ambiente harmonioso nos lares podem prevenir várias doenças na infância e adolescência. Para o diagnóstico precoce dos linfomas, bem como dos outros tipos de câncer, são muito importantes as consultas de rotina com o pediatra”, finaliza a médica.

Serviço de Oncologia e Hematologia

O Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe é o maior do Paraná – de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – e um dos mais importantes do Brasil na área de pediatria. É referência no tratamento de câncer infantojuvenil, como tumores sólidos, e doenças hematológicas malignas e não malignas, e recebe pacientes de todo o Brasil. Também é referência para internamento de pacientes com hemofilia e anemia falciforme. Oferece consultas, suporte laboratorial, exames de imagem e tratamentos cirúrgico e quimioterápico.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais