Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends reúne 28 mil em prol da saúde das crianças
Curitiba se tornou palco de uma grande celebração esportiva e solidária neste domingo, dia 17. O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, reuniu alguns dos maiores nomes do futebol mundial em uma partida memorável entre Barça Legends e Pelé Pequeno Príncipe Legends. Com 28 mil torcedores comparecendo à Ligga Arena, o evento proporcionou alegria e união ao público em prol da causa da saúde infantojuvenil.
O clima foi de festa e emoção. Em uma atmosfera de muita tranquilidade, famílias aproveitaram o momento especial, que também marcou o aniversário de 105 anos do Hospital Pequeno Príncipe. Os colaboradores das três unidades foram presenteados com ingressos para que pudessem aproveitar a partida com seus familiares e amigos. O evento lendário também integrou a Sport Integrity Week 2024, que se dedica à promoção e celebração da integridade no esporte.
A presença de uma equipe de arbitragem exclusivamente feminina no Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends foi um símbolo do compromisso com a igualdade de gênero, inspirando avanços no esporte e reforçando o protagonismo feminino. Além disso, para ressaltar seu compromisso com o meio ambiente, o Complexo Pequeno Príncipe implementou a neutralização de carbono no jogo, calculando e mitigando as emissões de gases de efeito estufa associadas ao evento.
União pela saúde infantojuvenil
O diretor-corporativo José Álvaro da Silva Carneiro destacou o poder transformador do esporte. “O esporte pela vida vai além de um duelo em campo, ele representa a causa da saúde e do direito à vida. Quando envolve crianças, essa missão se torna ainda mais relevante. A Fundação Barcelona [Barça Fundació] e o Barça Legends estão conosco nesse projeto justamente por terem um compromisso de transformar vidas de meninos e meninas por meio do esporte, saúde e educação.”
Além de unir o esporte em prol da saúde infantil, o jogo celebrou o primeiro Dia do Rei Pelé no Brasil. A criação da data foi liderada pelo Complexo Pequeno Príncipe em homenagem ao milésimo gol do Rei do Futebol, no dia 19 de novembro de 1969, que foi dedicado às crianças. O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, criado em 2005, é o único projeto social formalmente apadrinhado por Pelé, concretizando seu legado. Essa parceria fez surgir muitos projetos que ajudaram a financiar pesquisas e a dar esperança de vida para milhares de meninos e meninas.
Crianças no centro da celebração
O evento também contou com a participação especial das crianças, que fazem parte do universo do Complexo Pequeno Príncipe. De um lado, pacientes do Centro de Reabilitação e Convivência formaram um diversificado bandeirão que emocionou o público. De outro, pacientes e filhos de colaboradores tiveram o privilégio de entrar em campo ao lado dos jogadores, vivendo um momento único de integração com ídolos do futebol. Essa experiência reforçou o espírito de união e esperança que o jogo representou, colocando as crianças no centro da celebração.
Energia da torcida
Para envolver ainda mais os torcedores, a abertura do Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends contou com a participação da ginasta Júlia Soares, que destacou-se nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Já o intervalo, teve a animação das cheerleaders e da bateria Febre Amarela, formadas por estudantes da Faculdades Pequeno Príncipe. Juntas, essas equipes reforçaram o espírito alegre e inclusivo do evento, além de mostrar o envolvimento dos alunos na causa da saúde infantojuvenil.
Craques em campo pela saúde
Desde o lançamento do projeto, alguns dos craques do futebol têm apoiado o Complexo Pequeno Príncipe, destacando a relevância de participar dessa causa. “O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends é a realização de um projeto antigo da instituição, que sonhava em reunir craques em prol da saúde infantojuvenil. Homenagear o Rei do Futebol, com lendas brasileiras e agregados defendendo a Seleção Pequeno Príncipe num duelo contra o Barça Legends, é a realização de um sonho”, realçou o diretor-corporativo.
Veja algumas falas:
“Como ex-atleta, sei a mobilização que nossa imagem pode gerar. Mas aqui é uma questão pessoal, social e humana. Estou aqui para dar visibilidade ao trabalho maravilhoso que o Hospital faz. E cabe à sociedade abraçar essa causa e perceber a importância de apoiar um projeto que oferece esperança e qualidade de vida para milhares de crianças e famílias.” – Fernando Prass
“Nem nos meus melhores sonhos estaria participando de um evento com essa importância. Afinal, jogamos para um bem muito maior do que o esporte. Me sinto lisonjeado, pois o Pequeno Príncipe é um hospital modelo, nacional e internacionalmente. Jogo por tudo que o Hospital faz pelas crianças e pelo legado do nosso eterno rei Pelé.” – Adriano
“Tenho certeza de que todos que estão envolvidos aqui estão prontos para entrar em campo de novo no ano que vem, para poder realizar de novo esse grande dia e esse projeto. Porque é o mínimo que a gente pode fazer. Não canso de repetir: tenho certeza absoluta de que quem tem filho e um dia precisou e levou ele ao Hospital sabe da força que o Pequeno Príncipe tem. Então, não podemos nos esquecer disso.” – Ricardinho
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).