Jardim Literário conecta a arte, cultura e solidariedade

Notícias

Jardim Literário conecta a arte, cultura e solidariedade

A quarta edição, gratuita e aberta à comunidade, contou com distribuição de livros infantojuvenis, performance teatral e pocket shows
19/12/2023
 Jardim Literário
A quarta edição do Jardim Literário contou com distribuição de livros infantojuvenis, performance teatral e pocket shows. (Foto: Lucas Amorim)

O Jardim Literário se consolidou como um momento especial de cultura, arte e solidariedade. A quarta edição, realizada no Jardim dos Sonhos – em frente à fachada do prédio histórico César Pernetta –, envolveu os pacientes, familiares e profissionais com distribuição de livros infantojuvenis, performance teatral e apresentações musicais no fim da tarde de sexta-feira, dia 15.

A produtora cultural Luciana de Morais salientou que eventos como o Jardim Literário promovem acesso à arte e à literatura de forma descentralizada, contribuindo também para a formação de novos leitores. “O evento é sempre uma celebração que reúne diferentes projetos que beneficiam o Hospital. Nestas ocasiões, os projetos extrapolam os muros da instituição e convidam a população de Curitiba a se encantar e levar para casa um pouquinho das manifestações artísticas e culturais que acontecem no Pequeno Príncipe.”

Nessa edição, além dos lançamentos dos livros “O Que Isso Vai Virar?” e “O Elefante/A Aranha”, o projeto ofereceu pockets shows de Itaercio Rocha e Mandala Folk e a performance teatral Pipocas de Histórias. Todos os projetos, viabilizados pela Lei Rouanet, têm o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada.

 Jardim Literário
O Jardim Literário contribui também para a formação de novos leitores. (Foto: Lucas Amorim)

Obras infantojuvenis são atrativos no Jardim Literário

O destaque da ocasião foi o lançamento de duas obras infantojuvenis encantadoras. “O Que Isso Vai Virar?”, de Evandro Marenda, oferece uma narrativa envolvente que desafia o leitor a construir junto caminhos surpreendentes para a  trama. A sessão de autógrafos com o autor proporcionou momentos únicos e aproximou o público da magia contida nas páginas do livro. A publicação faz parte do projeto Onde é que isso vai dar?.

Outra obra que conquistou corações foi “O Elefante/A Aranha”, de autoria de Itaercio Rocha, com concepção visual de Gustavo Caboco e  ilustrações de Felipe Lui e Livia Deboni. Esse livro duplo não apenas cativou os presentes com suas histórias encantadoras, mas também revelou o resultado da colaboração entre Itaercio Rocha, pacientes da Internação do Hospital e suas famílias. O projeto transformou canções em narrativas literárias, e cinco delas ganharam vida em clipes animados, que podem ser conferidos aqui.

Ao longo das suas quatro edições, o Jardim Literário lançou dez publicações, de diferentes autores locais, e distribuiu mais de 3.500 exemplares gratuitamente.

Patrocinadores dos projetos

O projeto Onde é que isso vai dar? conta com o patrocínio das empresas Kuhn, EQI Investimentos, Metisa, Grupo Pegoraro, Serdia e Gemü.  O projeto Contos Encanto de Brincar é patrocinado por Aldo Solar, Sideral Linhas Aéreas, Deal, Artely, Crios, Fagundez Distribuição e Boulos.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

Foto: Lucas Amorim

Foto: Lucas Amorim

Foto: Lucas Amorim

Foto: Lucas Amorim

Foto: Lucas Amorim

Foto: Lucas Amorim

Foto: Lucas Amorim

+ Notícias

16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
Ver mais