Hospital Pequeno Príncipe reúne apoiadores em evento sobre investimento social privado - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe reúne apoiadores em evento sobre investimento social privado

Com participação do IDIS e da Engie, o encontro, realizado em São Paulo, abordou as leis de incentivo fiscal como elemento da responsabilidade social
25/10/2018
Guilherme Sylos, do IDIS, foi um dos palestrantes do evento que reuniu empresas apoiadoras do Pequeno Príncipe.

O Hospital Pequeno Príncipe realizou em São Paulo, no dia 24 de outubro,  o encontro “Inspiração e Sustentabilidade: o investimento social privado como elemento da responsabilidade social”. O evento reuniu empresas apoiadoras da instituição que, durante toda a manhã, puderam se aprofundar nos conceitos relacionados aos temas propostos, bem como conhecer cases de sucesso na área.

A primeira palestra foi proferida pelo gerente de Prospecção de Projetos e Parcerias do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Guilherme Sylos. Ele apresentou os principais números da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo IDIS em parceria com o Instituto Gallup, que mostram que mais da metade dos brasileiros fizeram doações em dinheiro em 2015. Ainda assim, o valor total doado – R$ 13,7 bilhões – corresponde a apenas 0,23% do PIB brasileiro. Na Inglaterra, por exemplo, as doações equivalem a 0,5% do PIB e nos Estados Unidos a 1,4% do PIB.

Na sequência, Sylos apresentou algumas formas de doação que podem ser utilizadas pelas empresas, a partir da aplicação das leis de incentivo fiscal. Ele também citou os benefícios que podem ser agregados à empresa a partir da estruturação dessas ações. “Eu acredito que o maior benefício de todos, sem dúvida, é a melhoria da sociedade. Esta é a principal contribuição da responsabilidade social empresarial. E ainda podemos citar outras, como o fortalecimento da parceria entre a empresa e as organizações da sociedade civil, o engajamento que essas ações geram dentro da própria empresa, a admiração dos clientes, o fortalecimento da imagem da empresa interna e externamente, além da satisfação de estar contribuindo com uma causa que faça sentido para a empresa”, pontuou.

Case Engie
O segundo palestrante da manhã foi Eduardo Vieira, responsável pelas iniciativas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Engie, empresa multinacional do ramo energético, que atua em grande parte do Brasil.

Eduardo Vieira, responsável pelas iniciativas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Engie, explicou que a empresa busca utilizar 100% do potencial de doação das leis de incentivo fiscal.

A Engie é investidora do Pequeno Príncipe e apoia inúmeras outras organizações em vários estados brasileiros, além de desenvolver projetos próprios de responsabilidade social. Eduardo apresentou aos participantes como a instituição tem buscado utilizar 100% do potencial de doação das leis de incentivo fiscal. “Esta é uma diretriz da nossa diretoria: buscar sempre aportar 100% da nossa capacidade de investimento pelas leis de incentivo fiscal”, revelou.

Vieira contou aos participantes que a estruturação das ações de responsabilidade social da empresa seguiu alguns passos. “Primeiramente adquirimos bastante experiência na execução dos projetos e no aporte de recursos via leis de incentivo. A partir desta experiência, sentimos que podíamos capacitar as comunidades e organizações sobre os mecanismos de incentivo fiscal. Então desenvolvemos algumas cartilhas que estão disponíveis para download gratuito. O terceiro passo foi engajar os nossos colaboradores na doação do seu próprio Imposto de Renda. Já fizemos três campanhas, uma delas voltada ao Pequeno Príncipe, e o engajamento tem aumentado ano a ano”, contou.

+ Notícias

07/12/2022

5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

O Hospital Pequeno Príncipe relembra a importância de cuidar de alguns hábitos nesta época do ano
06/12/2022

Espetáculo de Natal vai alterar o trânsito no entorno do Hospital

As apresentações do “Papai Noel na Sumiçolândia” acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 21h, na fachada histórica da instituição
05/12/2022

Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe é referência em tratamento de doenças e síndromes complexas

Em 2021, o serviço realizou 17.249 procedimentos cirúrgicos, além de 13.040 consultas ambulatoriais
02/12/2022

Mitos e verdades sobre convulsões

Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
Ver mais