Hospital Pequeno Príncipe reúne apoiadores em evento sobre investimento social privado - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe reúne apoiadores em evento sobre investimento social privado

Com participação do IDIS e da Engie, o encontro, realizado em São Paulo, abordou as leis de incentivo fiscal como elemento da responsabilidade social
25/10/2018
Guilherme Sylos, do IDIS, foi um dos palestrantes do evento que reuniu empresas apoiadoras do Pequeno Príncipe.

O Hospital Pequeno Príncipe realizou em São Paulo, no dia 24 de outubro,  o encontro “Inspiração e Sustentabilidade: o investimento social privado como elemento da responsabilidade social”. O evento reuniu empresas apoiadoras da instituição que, durante toda a manhã, puderam se aprofundar nos conceitos relacionados aos temas propostos, bem como conhecer cases de sucesso na área.

A primeira palestra foi proferida pelo gerente de Prospecção de Projetos e Parcerias do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Guilherme Sylos. Ele apresentou os principais números da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo IDIS em parceria com o Instituto Gallup, que mostram que mais da metade dos brasileiros fizeram doações em dinheiro em 2015. Ainda assim, o valor total doado – R$ 13,7 bilhões – corresponde a apenas 0,23% do PIB brasileiro. Na Inglaterra, por exemplo, as doações equivalem a 0,5% do PIB e nos Estados Unidos a 1,4% do PIB.

Na sequência, Sylos apresentou algumas formas de doação que podem ser utilizadas pelas empresas, a partir da aplicação das leis de incentivo fiscal. Ele também citou os benefícios que podem ser agregados à empresa a partir da estruturação dessas ações. “Eu acredito que o maior benefício de todos, sem dúvida, é a melhoria da sociedade. Esta é a principal contribuição da responsabilidade social empresarial. E ainda podemos citar outras, como o fortalecimento da parceria entre a empresa e as organizações da sociedade civil, o engajamento que essas ações geram dentro da própria empresa, a admiração dos clientes, o fortalecimento da imagem da empresa interna e externamente, além da satisfação de estar contribuindo com uma causa que faça sentido para a empresa”, pontuou.

Case Engie
O segundo palestrante da manhã foi Eduardo Vieira, responsável pelas iniciativas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Engie, empresa multinacional do ramo energético, que atua em grande parte do Brasil.

Eduardo Vieira, responsável pelas iniciativas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Engie, explicou que a empresa busca utilizar 100% do potencial de doação das leis de incentivo fiscal.

A Engie é investidora do Pequeno Príncipe e apoia inúmeras outras organizações em vários estados brasileiros, além de desenvolver projetos próprios de responsabilidade social. Eduardo apresentou aos participantes como a instituição tem buscado utilizar 100% do potencial de doação das leis de incentivo fiscal. “Esta é uma diretriz da nossa diretoria: buscar sempre aportar 100% da nossa capacidade de investimento pelas leis de incentivo fiscal”, revelou.

Vieira contou aos participantes que a estruturação das ações de responsabilidade social da empresa seguiu alguns passos. “Primeiramente adquirimos bastante experiência na execução dos projetos e no aporte de recursos via leis de incentivo. A partir desta experiência, sentimos que podíamos capacitar as comunidades e organizações sobre os mecanismos de incentivo fiscal. Então desenvolvemos algumas cartilhas que estão disponíveis para download gratuito. O terceiro passo foi engajar os nossos colaboradores na doação do seu próprio Imposto de Renda. Já fizemos três campanhas, uma delas voltada ao Pequeno Príncipe, e o engajamento tem aumentado ano a ano”, contou.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais