Hospital Pequeno Príncipe vence Prêmio Latino-Americano de Excelência em Higienização das Mãos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe vence Prêmio Latino-Americano de Excelência em Higienização das Mãos

A medida, importante no combate à infecção hospitalar, reafirma o compromisso da instituição com a qualidade da assistência oferecida a crianças e adolescentes de todo Brasil
17/09/2018
Representantes da OMS e do Hospital Pequeno Príncipe na fase de avaliação para o prêmio: reconhecimento internacional.

A cultura da higiene das mãos, um simples ato que pode salvar muitas vidas, é uma das marcas registradas do Hospital Pequeno Príncipe, que há quase um século é referência em saúde infantojuvenil. A medida, fundamental no combate à infecção hospitalar, garantiu à instituição a conquista de um importante reconhecimento internacional.

O Hospital Pequeno Príncipe venceu o Prêmio Latino-Americano de Excelência em Higienização das Mãos 2017-2018. Os trabalhos  foram avaliados por representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Pequeno Príncipe tem intensificado as ações de conscientização com os colaboradores, pacientes e também familiares por meio de campanhas, materiais educativos, audiovisuais, cartazes, fôlderes, flyers, concursos culturais e até com a implantação do “Dia da Higiene das Mãos do Hospital Pequeno Príncipe” (20 de novembro) em 2014. Essas ações foram apontadas como diferenciais pela comissão julgadora.

Resultados
Os resultados dessas iniciativas são notados ano após ano. O consumo de álcool nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), por exemplo, aumentou em 400 litros de 2014 a 2016. Associado a isso, no mesmo período, reduziu em cerca de 50% o número de infecções relacionadas aos cateteres, que é um importante indicador de qualidade, especialmente em hospitais de média e alta complexidade, como o Pequeno Príncipe.

Para a médica e coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) da instituição, Heloisa Giamberardino, o prêmio impulsiona os avanços do Hospital e dos colaboradores nas estratégias de higiene das mãos. “É um prêmio consagrado que endossa uma das principais ações de prevenção das infecções relacionadas à assistência. Receber este reconhecimento comprova que o Pequeno Príncipe adota as boas práticas. A cultura da higiene das mãos está implementada entre todas as equipes e, por isso, esse prêmio é de toda a instituição, visando sempre e cada vez mais a segurança do paciente”, comemora.

Sobre o Prêmio

A campanha global anual “SAVE LIVES: Clean Your Hands” (“SALVE VIDAS: limpe as suas mãos”) foi iniciada em 2009 pela OMS e é uma extensão natural do programa “Clean Care is Safer Care” (“Cuidado Limpo é Cuidado mais Seguro”). O prêmio tem como objetivo identificar e reconhecer as instituições que demonstram excelência nos cuidados de saúde, além da preocupação em garantir a segurança dos pacientes, por meio da implementação da estratégia mundial da OMS para a melhoria da higienização das mãos. Os vencedores do prêmio se reunirão no dia 7 de novembro de 2018, no XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, e terão um momento de apresentação das ações implementadas nas instituições premiadas.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais