Hospital Pequeno Príncipe lança Comitê de Bioética Hospitalar - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe lança Comitê de Bioética Hospitalar

Um grupo multidisciplinar e multiprofissional será responsável por aconselhar, consultar e envolver-se nas decisões e políticas relacionadas a temas éticos na atenção à saúde
09/08/2017
Diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, ressalta importância do Comitê para o Hospital.

Pensando em constituir um espaço plural e dialógico, o Hospital Pequeno Príncipe lançou seu Comitê de Bioética Hospitalar nesta quarta-feira, dia 9. A proposta tem o objetivo de apoiar todos os atores envolvidos em questões bioéticas, além de refletir sobre conflitos éticos recorrentes na comunidade hospitalar e realizar ações educativas visando a conscientização dos profissionais sobre o tema. O evento de lançamento reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais da instituição.

A presidente do Comitê e coordenadora do Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital, Flora Mitie Watanabe, no evento de lançamento.

“O Comitê é multiprofissional e multidisciplinar, com o objetivo de fazer com que todos estudem, trabalhem e cresçam juntos”, destacou a presidente do Comitê de Bioética Hospitalar e coordenadora do Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital, Flora Mitie Watanabe. “Esse é um encontro entre a teoria e a prática, no qual a ação encontra a reflexão. A ética é um assunto que permeia a instituição diariamente, mas, agora, existe um local no qual esses encontros tornam-se possíveis”, completou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, Mário Antônio Sanches, que está há mais de dois anos envolvido na formação deste Comitê.

Em um hospital infantil, a discussão sobre ética gira em torno de temas diversificados, como respeito à autonomia do paciente menor de idade e dos pais. “A autonomia dos pacientes está nos responsáveis legais, que têm direito pela guarda, mas não pela vida. Temos o dever de proteger essas crianças e adolescentes que são incapazes. Nosso Hospital é pautado pela conduta da humanização, solidariedade e compaixão. Mais do que nunca caminhamos para a cultura de fazer o que é melhor para cada indivíduo, com base em uma ética de responsabilidade”, salientou o diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, ressaltou a importância do papel de cada profissional da saúde que atua na instituição. “Agradeço a todos que compõem o Pequeno Príncipe e contribuem para que as atividades sejam realizadas diariamente de forma humanizada, com excelência técnico-científica e pautadas pela ética. O lançamento desse Comitê é um exemplo claro da nossa sementinha, que começou a ser plantada há alguns anos”, disse.

Discussão constante
A Bioética no Paraná acompanha o desenvolvimento da Bioética no Brasil, com atividades educativas sendo organizadas desde o início da década de 1990. A presidente da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná – gestão 2017-2019 – e diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patrícia Maria Forte Rauli, abriu o convite para os profissionais participarem do XII Congresso Brasileiro de Bioética e do IV Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, que serão realizados no período de 26 a 29 de setembro no IMIP, em Recife (PE). “O objetivo é ampliar ainda mais a discussão de Bioética, levando para outras cidades do estado”, finalizou.

Conheça os integrantes do Comitê de Bioética Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe
Angela de Leão Bley
Angelita Wisnieski da Silva
Daisy Schwarz
Donizetti Dimer Giamberardino Filho
Eduardo Maranhão Gubert
Ety Cristina Forte Carneiro
Flora Mitie Watanabe
Gabriela Caus Fernandes Luiz Canali
José Álvaro da Silva Carneiro
Junia Selma de Freitas
Leonardo Cavadas da Costa Soares
Mari Ângela Berté
Maria Gloss
Mariana Faucz Munhoz da Cunha
Mário Antônio Sanches
Patrícia Pinheiro
Patrícia Rauli Forte
Rita de Cassia S. Cersosimo Lous
Rosane Moura Brasil Baptista
Tatiana Forte
Thelma Alves Oliveira

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais