Hospital Pequeno Príncipe lança Comitê de Bioética Hospitalar - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe lança Comitê de Bioética Hospitalar

Um grupo multidisciplinar e multiprofissional será responsável por aconselhar, consultar e envolver-se nas decisões e políticas relacionadas a temas éticos na atenção à saúde
09/08/2017
Diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, ressalta importância do Comitê para o Hospital.

Pensando em constituir um espaço plural e dialógico, o Hospital Pequeno Príncipe lançou seu Comitê de Bioética Hospitalar nesta quarta-feira, dia 9. A proposta tem o objetivo de apoiar todos os atores envolvidos em questões bioéticas, além de refletir sobre conflitos éticos recorrentes na comunidade hospitalar e realizar ações educativas visando a conscientização dos profissionais sobre o tema. O evento de lançamento reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais da instituição.

A presidente do Comitê e coordenadora do Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital, Flora Mitie Watanabe, no evento de lançamento.

“O Comitê é multiprofissional e multidisciplinar, com o objetivo de fazer com que todos estudem, trabalhem e cresçam juntos”, destacou a presidente do Comitê de Bioética Hospitalar e coordenadora do Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital, Flora Mitie Watanabe. “Esse é um encontro entre a teoria e a prática, no qual a ação encontra a reflexão. A ética é um assunto que permeia a instituição diariamente, mas, agora, existe um local no qual esses encontros tornam-se possíveis”, completou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, Mário Antônio Sanches, que está há mais de dois anos envolvido na formação deste Comitê.

Em um hospital infantil, a discussão sobre ética gira em torno de temas diversificados, como respeito à autonomia do paciente menor de idade e dos pais. “A autonomia dos pacientes está nos responsáveis legais, que têm direito pela guarda, mas não pela vida. Temos o dever de proteger essas crianças e adolescentes que são incapazes. Nosso Hospital é pautado pela conduta da humanização, solidariedade e compaixão. Mais do que nunca caminhamos para a cultura de fazer o que é melhor para cada indivíduo, com base em uma ética de responsabilidade”, salientou o diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, ressaltou a importância do papel de cada profissional da saúde que atua na instituição. “Agradeço a todos que compõem o Pequeno Príncipe e contribuem para que as atividades sejam realizadas diariamente de forma humanizada, com excelência técnico-científica e pautadas pela ética. O lançamento desse Comitê é um exemplo claro da nossa sementinha, que começou a ser plantada há alguns anos”, disse.

Discussão constante
A Bioética no Paraná acompanha o desenvolvimento da Bioética no Brasil, com atividades educativas sendo organizadas desde o início da década de 1990. A presidente da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná – gestão 2017-2019 – e diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patrícia Maria Forte Rauli, abriu o convite para os profissionais participarem do XII Congresso Brasileiro de Bioética e do IV Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, que serão realizados no período de 26 a 29 de setembro no IMIP, em Recife (PE). “O objetivo é ampliar ainda mais a discussão de Bioética, levando para outras cidades do estado”, finalizou.

Conheça os integrantes do Comitê de Bioética Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe
Angela de Leão Bley
Angelita Wisnieski da Silva
Daisy Schwarz
Donizetti Dimer Giamberardino Filho
Eduardo Maranhão Gubert
Ety Cristina Forte Carneiro
Flora Mitie Watanabe
Gabriela Caus Fernandes Luiz Canali
José Álvaro da Silva Carneiro
Junia Selma de Freitas
Leonardo Cavadas da Costa Soares
Mari Ângela Berté
Maria Gloss
Mariana Faucz Munhoz da Cunha
Mário Antônio Sanches
Patrícia Pinheiro
Patrícia Rauli Forte
Rita de Cassia S. Cersosimo Lous
Rosane Moura Brasil Baptista
Tatiana Forte
Thelma Alves Oliveira

+ Notícias

01/02/2023

Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de doenças
27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
18/01/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe atende de forma integral crianças e adolescentes com deficiência

A unidade conta com laboratório de marcha, parque adaptado e sala de realidade virtual
Ver mais