Hidratação é a palavra de ordem no verão para as crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hidratação é a palavra de ordem no verão para as crianças

Na estação mais quente do ano, é comum casos de infecção intestinal entre meninos e meninas. Cuidados básicos podem evitar problemas mais graves
11/01/2019

Praia, piscina e dias bastante ensolarados são a marca registrada do verão. A estação mais quente do ano, que coincide com as férias escolares, exige atenção especial às crianças. Nesta época, por exemplo, os casos de infecção intestinal são frequentes.

O pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Eduardo Gubert, chama a atenção para a questão. “O mais preocupante é a infecção intestinal nessa época do ano. Há um revezamento de infecções intestinais no verão e respiratórias no inverno”, avalia.

O hábito de levar areia à boca e água contaminada contribuem para o surgimento do problema.  “A criança muito pequena, com infecção intestinal, não consegue ficar pedindo por líquido. Por isso, cabe aos pais hidratá-las corretamente”, reitera Gubert.

No verão é preciso ingerir de três a quatro vezes mais água do que o indicado (para crianças entre um e 10 anos, por exemplo, o ideal é consumir um litro e meio por dia). Na hora da sede, porém, é muito comum o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha, mas por serem ricos em açúcar e sódio, essas bebidas trabalham na desidratação do corpo.

+ Notícias

18/05/2026

Violência atinge principalmente a primeira infância 

Levantamento do Hospital Pequeno Príncipe aponta que maioria das crianças atendidas tem até 6 anos; saiba como agir e proteger
07/05/2026

Quando é indicada medicação para TDAH em crianças e adolescentes?

Principais opções, funcionamento e efeitos do medicamento
26/04/2026

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 20 anos

Com apoio de Pelé, iniciativa aposta na pesquisa científica como caminho para avançar no cuidado infantil
24/04/2026

Tirzepatida para crianças e adolescentes: quando é indicada?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a nova opção terapêutica, a partir dos 10 anos de idade, para casos de diabetes tipo 2
22/04/2026

Qual é a forma correta de iniciar a introdução alimentar?

Mais do que uma mudança na rotina, essa fase influencia a nutrição e como a criança se relaciona com a comida ao longo da vida
13/04/2026

Cuidados com o coto umbilical do bebê

Apesar de exigir atenção, a higienização é simples e faz parte da rotina nos primeiros dias do recém-nascido
Ver mais