Festa de Natal dos Transplantados celebra a vida no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Principe

Notícias

Festa de Natal dos Transplantados celebra a vida no Pequeno Príncipe

Aproximadamente 200 pacientes e familiares se reuniram para comemorar vitórias e trocar experiências
16/12/2015

DSC_0025O sentimento de gratidão tomou conta do Hospital Pequeno Príncipe nesta quarta-feira, dia 16. Durante a tradicional Festa de Natal dos Transplantados, pacientes da instituição – que fizeram transplantes cardíacos, renais e hepáticos –, familiares e convidados se reuniram no Colégio Sagrado Coração de Jesus para celebrar a vida.

DSC_0159A manhã ainda contou com presenças ilustres como as do Frei Moacir Nasato – transplantado de fígado em 2000 –, da dupla sertaneja Álvaro e Daniel e do tão esperado Papai Noel – que distribui presentes para os pequenos. Médicos, enfermeiros e residentes compartilharam a alegria de se celebrar a vida nova que o transplante significa. Na entrada da festa, uma novidade. As crianças foram pesadas e tiveram suas alturas medidas para um maior controle do desenvolvimento e crescimento após o transplante.

O chefe da equipe de Transplante de Fígado do Pequeno Príncipe, Júlio César Widerker, ressaltou a importância do evento. “A festa representa um sentimento de esperança para as crianças, com os cuidados necessários é possível levar uma vida normal depois de um transplante”, explicou. Mas Widerker fez questão de ressaltar: “essa celebração é também um alerta para a população sobre a importância da doação de órgãos”.

Maria Isabela Cordeiro, de 10 anos, fez um transplante de coração em junho de 2014 no Pequeno Príncipe. “Estou ótima e muito feliz por comparecer aqui. Hoje, eu já tenho muitos amigos que, assim como eu, foram transplantados e posso reencontrá-los. No começo, quando fiz o transplante, pensei que só eu que precisava passar por isso”, contou entusiasmada ao dançar e cantar as músicas da dupla sertaneja.

Em 2011, Paulo Otávio, de 15 anos, passou por um transplante de fígado na instituição e desde então não perdeu nenhuma confraternização. “Eu venho aqui para comemorar a vida. Cada festa representa mais um ano de saúde no qual todos sobrevivemos e estamos bem”, destacou. O menino também contou sobre uma grande conquista que teve este ano. “Graças ao transplante, fui campeão de judô na Universidade de Luta”, comemorou.

O Hospital Pequeno Príncipe faz anualmente diversos transplantes renais, hepáticos e cardíacos. Até 2014, foram realizados 293 transplantes de rim (desde 1989), 279 de fígado (desde 2000) e 17 de coração (desde 2004).

+ Notícias

26/01/2022

Hidratação na infância: saiba quais os benefícios e as quantidades recomendadas

O Hospital Pequeno Príncipe orienta que a ingestão de água na infância varia de acordo com a faixa etária
25/01/2022

Mitos e verdades: vacinação contra COVID-19 para crianças

O Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e reforça que a imunização é segura e fundamental para proteger a saúde de todos
24/01/2022

Vacinação infantil contra COVID-19: seis orientações que você não deve esquecer

O vice-diretor-técnico e infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, alerta para questões importantes sobre o assunto
21/01/2022

Atenção para realização de exames para detecção da COVID-19 no Pequeno Príncipe

Devido à alta procura do público, pode haver impacto no tempo de espera para agendamento e atendimento ou até mesmo na entrega do resultado
19/01/2022

Programa Primeiríssima Infância compartilha informações e cuidados para o desenvolvimento de bebês

Essa troca acontece por meio de oficinas como as de musicalização, relaxamento e brincadeiras
17/01/2022

Dia Internacional do Riso: 5 benefícios que a risada traz para a saúde

De acordo com especialista do Hospital Pequeno Príncipe, o ato deve ser incorporado no dia a dia para gerar ainda mais qualidade de vida
Ver mais