Faculdades Pequeno Príncipe comemora 20 anos

Notícias

Faculdades Pequeno Príncipe: 20 anos de compromisso com a formação de profissionais da saúde

Ao longo da trajetória, a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe se consolidou como uma das principais instituições do segmento, comprometida com a excelência de ensino e a investigação científica
09/12/2023
Faculdades Pequeno Príncipe
Ao longo da trajetória, a Faculdades Pequeno Príncipe já formou mais de 1,6 mil profissionais nos cursos de graduação.

Ao completar 20 anos, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados com visão crítica da realidade social. Com mais de 1,6 mil profissionais formados nos cursos de graduação, a instituição olha para o futuro com a certeza de continuar sua contribuição para o avanço da saúde no Brasil. Além das graduações, oferece programas de mestrado e doutorado, programas de residência, especializações e cursos de extensão, todos na área da saúde.

A instituição de ensino busca disseminar conhecimento com transformação social, ancorado na sustentabilidade e no cuidado humanizado. Para a diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Forte Rauli, os 20 anos refletem uma trajetória de muito comprometimento. “Trabalhamos com disposição e profissionalismo para que nossa missão de produzir e disseminar conhecimento seja cumprida, reafirmando o compromisso com uma formação competente, humanizada e socialmente responsável. Chegamos até aqui com o apoio e a dedicação de todas as pessoas que fizeram nossa história, no Hospital, no Instituto e, ao longo desses 20 anos, na Faculdades”, destaca.

Olhar integral

A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, enaltece que implantar a Faculdades Pequeno Príncipe foi a realização de mais um sonho. “Um sonho de extensão e multiplicação da qualidade e do cuidado. Admiro muito um professor, pois ele muda a vida de uma pessoa. Dizem que não existe feitiço. Feitiço existe sim – é quando uma palavra entra no corpo e o transforma. E isso é a Faculdades.”

A tríade da assistência, ensino e pesquisa é fundamental para o olhar integral do Complexo Pequeno Príncipe. “Essa sinergia é essencial para ter o acolhimento, cuidado e evolução constantes. Por meio da Faculdades, temos a multiplicação e disseminação do conhecimento; no Instituto de Pesquisa, a busca de novos caminhos que se unem ao Hospital, onde estão as melhores práticas e a busca de inovação. Ser desse jeito torna o Pequeno Príncipe como ele é”, enfatiza.

Dimensões: ensino, pesquisa e extensão

Na dimensão do ensino, a FPP oferece cursos presenciais e a distância, e busca expandir ainda mais suas opções educacionais. A pesquisa é valorizada, com programas de mestrado e doutorado que contribuem para o avanço científico, além de programas de residência e de iniciação científica. Desde o início dos programas, em 2015, 218 residentes se formaram. Na extensão, a instituição impacta mais de 2,3 mil pessoas por meio de projetos e reforça seu compromisso com a comunidade e o exercício da cidadania.

O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, realça que “na estratégia do Complexo, a Faculdades é um elemento importante do presente, mas, mais ainda, do futuro, pois é nela que está a disseminação do que o Complexo como um todo faz de melhor – uma medicina de ponta e com excelência. Precisamos pulsar no futuro esse jeito de ser, de fazer assistência, de cuidar, de inovar, de acolher. E a Faculdades é o canal!”. Ele relembra também o compromisso com a excelência acadêmica quando a unidade de ensino foi reconhecida com a avaliação máxima do Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no início deste ano.

Responsabilidade social

A responsabilidade social está presente em cada etapa dos processos educacionais e pedagógicos da Faculdades. Mais de 20% das vagas de graduação são destinadas para bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e outras 236 bolsas de outras modalidades foram disponibilizadas para alunos, colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe e hospitais parceiros em 2022.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

22/02/2024

O que é e como identificar o transtorno de personalidade borderline?

Conheça os sintomas, as causas e a importância da psicoterapia como forma de tratamento
20/02/2024

Crianças podem ter uma dieta vegetariana?

A prática é adequada em qualquer fase da vida, mas é preciso garantir o consumo de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil
15/02/2024

Quando levar a criança ao dermatologista?

Hospital Pequeno Príncipe destaca quais são as doenças de pele mais comuns e os cuidados desde a infância
08/02/2024

Serviço de Gastroenterologia do Pequeno Príncipe completa 30 anos

A especialidade da instituição é considerada a mais importante do Paraná e uma das principais do país na área da pediatria
07/02/2024

Dicas para facilitar a mudança de escola de crianças e adolescentes

Ao seguir estas estratégias, os pais podem desempenhar um papel crucial no apoio emocional e na facilitação da adaptação de seus filhos
01/02/2024

Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira visita Pequeno Príncipe

Vitório Sorotiuk agradeceu as ações humanitárias realizadas pelo Hospital
Ver mais