ECA completa 28 anos na garantia de direitos para crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

ECA completa 28 anos na garantia de direitos para crianças e adolescentes

A colaboração de cada cidadão é imprescindível para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido
13/07/2018

Há 28 anos, em 13 de julho de 1990, foi sancionada a Lei 8.069, que dispõe sobre a proteção integral às crianças e adolescentes, formalizando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A promoção de direitos fundamentais, que permite o acesso à saúde, educação, cultura, à garantia da liberdade, convivência familiar, entre outros, estabelecidos no Estatuto, só pode garantida com a com a colaboração de toda a sociedade.

O documento é considerado marco. “É uma lei que impulsiona o movimento por uma sociedade melhor e mais justa para as crianças e adolescentes do Brasil”, destaca a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.
Desde que foi instituído, o Estatuto da Criança e do Adolescente recebe críticas por parte daqueles que não conhecem a lei profundamente. Engana-se quem pensa que o ECA não prevê também o cumprimento de deveres. “Por exemplo, se toda criança e todo adolescente têm direito à educação, eles têm o dever de ir à escola”, explica Thelma Alves, assessora e ex-secretária de Estado da Criança e da Juventude.

O Pequeno Príncipe faz a sua parte na promoção dos direitos dos meninos e meninas. A instituição oferece atendimento pediátrico com excelência técnico-científica em mais de 30 especialidades médicas, além de práticas de humanização, que garantem o acesso à educação, à cultura e à convivência familiar com a presença de um acompanhante durante o período de internamento.

+ Notícias

29/09/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

A unidade oferece atendimento integral e multiprofissional a pacientes com deficiência e doenças raras
29/09/2023

Pequeno Príncipe conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos
27/09/2023

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada na Feira do Conhecimento
27/09/2023

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023

Doação de órgãos e tecidos: 219 pacientes foram transplantados em 2022

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em transplantes em crianças e adolescentes e conta com estrutura e equipes altamente capacitadas para esses procedimentos
26/09/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital

Rogério Carboni elogiou a participação da instituição na eleição do CEDCA/PR
Ver mais