Especialistas internacionais ministram curso inédito no Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Principe

Notícias

Especialistas internacionais ministram curso inédito no Hospital Pequeno Príncipe

Os participantes aprofundaram conhecimentos sobre a ultrassonografia pediátrica na área de reumatologia por meio de conteúdos teóricos e práticos
07/10/2015

O primeiro curso de Ultrassonografia Músculo-Esquelética Pediátrica do Brasil ocorreu no Hospital Pequeno Príncipe nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7. A atividade antecedeu o XXXII Congresso Brasileiro de Reumatologia, que começa hoje e se estende até sábado, no Expo Unimed.

A capacitação reuniu três dos maiores especialistas internacionais em reumatologia, que ministraram palestras sobre o uso inovador da ultrassonografia em crianças com doenças reumatológicas. O exame permite diferenciar melhor, por meio das imagens, as cartilagens, ossos e articulações, para uma melhor identificação do problema e acompanhamento de tratamento.

Ultrassonografia_Reumatologia (69)
Cristina Hernandez, professora adjunta de Ultrassonografia Muscoesquelética e Articular da Universidade Nacional do México.

De acordo com a professora adjunta de Ultrassonografia Muscoesquelética e Articular da Universidade Nacional do México, Cristina Hernandez, “o objetivo é que os participantes possam conhecer e aplicar as novas tecnologias pediátricas para assim, aprimorar os diagnósticos”.

A técnica também tem muitas outras vantagens. O professor de Pediatria da Universidade de Ottawa, do Canadá, Johannes Roth, ressalta que a técnica é “relativamente mais barata e fácil, pois não exige que os pacientes estejam sedados e não necessita de salas de ressonância, por exemplo”.

Juntamente com o professor do Instituto Nacional de Reabilitação do México, Lucio Ventura, Roth e Hernandez capacitaram os profissionais com introduções teóricas e sessões práticas de ultrassonografia.

Ultrassonografia_Reumatologia (1)
Johannes Roth, da Universidade de Ottawa, Canadá, e a chefe do Serviço de Reumatologia do Pequeno Príncipe, Márcia Bandeira.

A chefe do serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe e diretora científica em reumatologia pediátrica do Congresso, Márcia Bandeira, ressalta a importância do curso. “Não existe ainda no Brasil esse exame voltado para pacientes pediátricos. Ele é importante porque permite verificar os processos inflamatórios e que com ele o tratamento poder totalmente diferente porque o diagnóstico é mais exato.”

O Pequeno Príncipe é referência no atendimento para crianças com reumatologia no Paraná. Em 2014, o Serviço de Reumatologia realizou 2.010 consultas.

+ Notícias

29/11/2021

Nutrição pediátrica em consultório é destaque do Pequeno Príncipe Conhecimento

O assunto foi apresentado em cinco aulas com renomados especialistas na área
26/11/2021

Pequeno Príncipe vai auxiliar em ações estratégicas no Paraná na área de biotecnologia em saúde

Profissional da instituição foi convidada para integrar equipe que vai coordenar iniciativas para os próximos dez anos
26/11/2021

UTI Neonatal completa 30 anos salvando a vida de recém-nascidos complexos

Mais de oito mil bebês de todo o país já foram atendidos pela unidade que é referência para pacientes que precisam de tratamentos intensivos com equipamentos de ponta
23/11/2021

Câncer infantil: apenas 8,8% das crianças têm diagnóstico precoce da doença

Pioneiro no tratamento oncológico infantojuvenil no Paraná, Pequeno Príncipe realizou levantamento com seus pacientes entre 1998 e 2017. Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, o Hospital reforça a importância do diagnóstico precoce
19/11/2021

Representantes da Embaixada e do Consulado-Geral dos EUA conhecem o Complexo Pequeno Príncipe

Visita faz parte de ação de relacionamento entre a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Pequeno Príncipe, e o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos de Curitiba – Inter Americano
19/11/2021

Excesso de telas na infância prejudica desenvolvimento saudável

Especialista do Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os riscos da intoxicação digital infantil e aponta estratégias de prevenção e proteção
Ver mais