Escovódromo do Pequeno Príncipe orienta para a correta higienização bucal - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Escovódromo do Pequeno Príncipe orienta para a correta higienização bucal

De forma lúdica e divertida, dentistas voluntários do Hospital escovaram os dentes dos pacientes em tratamento na instituição e distribuíram kits de higiene básico bucal (com escova e pasta dental)
27/10/2016

dsc_0006Na semana em que é lembrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, 25 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe promoveu uma atividade de orientação para crianças e adolescentes em tratamento na instituição e seus acompanhantes: o escovódromo. A ação, realizada na Associação Eunice Weaver do Paraná, reuniu pacientes do Projeto Utoppia – um serviço especializado voltado a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo. Dentistas voluntários do Hospital escovaram os dentes dos pacientes e distribuíram kits de higiene básico bucal (com escova e pasta dental).

A psiquiatra e psicanalista da instituição, Maria Carolina Oliveira Serafim, que já acompanha semanalmente os pacientes que participaram da iniciativa, destacou a importância de momentos lúdicos como esse. “Essas crianças e adolescentes têm, geralmente, dificuldade de interação social. Por isso, é muito bacana poder falar sobre coisas sérias com eles, como a higiene bucal, de uma forma interativa e divertida”, apontou a médica.

Joel Francisco Ribeiro, pai da Thalyssa Nascimento Ribeiro, de dez anos, ficou muito satisfeito com a atividade promovida. “A conversa a anima e ajuda em seu desenvolvimento. Brincar e se enturmar com novas pessoas é muito importante, ainda mais com uma finalidade tão legal como essa da escovação”, destacou.

dsc_0008O dentista voluntário do Hospital, de 86 anos, Edino Beltrami, ressaltou a necessidade das boas práticas bucais. “Se nós não escovarmos os dentes corretamente, algumas bactérias podem se alojar na boca e na gengiva, se deslocar e fixar no coração”, explicou. “A saúde começa pela boca, então temos que cuidar bem dela”, complementou o profissional.

Odontologia no Pequeno Príncipe
O setor de odontologia do Hospital Pequeno Príncipe é complementar para crianças que fazem acompanhamento ou que estão internadas na instituição. Conta com dentistas contratados e voluntários.
É um dos benefícios oferecidos pelo programa Família Participante, viabilizado por arrecadações feitas pelo Hospital por meio de renúncia fiscal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), utilizando o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais