Em Brasília, Ety Gonçalves Forte recebe a Medalha Mérito Legislativo - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Em Brasília, Ety Gonçalves Forte recebe a Medalha Mérito Legislativo

Presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro foi condecorada durante sessão solene na Câmara dos Deputados
22/11/2018
Crédito das fotos: Paulo de Negreiros

A presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro – mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe –, Ety Gonçalves Forte, recebeu em Brasília a Medalha Mérito Legislativo de 2018. A sessão solene foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 21, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

A condecoração é destinada a autoridades, personalidades, instituições, entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Já receberam a honraria a atriz Fernanda Montenegro; a organização Médicos Sem Fronteiras; a freira e ativista de direitos humanos Dorothy Stang; o escritor, dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna; o escritor, poeta, contista e cronista Carlos Drummond de Andrade; e o arquiteto Oscar Niemeyer, por exemplo. Neste ano, 47 pessoas e instituições foram homenageadas, sendo 11 mulheres.

A entrega da medalha foi uma proposição do deputado federal paranaense e primeiro-secretário da Câmara, Fernando Giacobo. “Mais uma vez, o nosso Hospital recebeu uma medalha bastante significativa, muito embora as nossas medalhas sejam, todos os dias, as crianças que chegam e saem do Pequeno Príncipe. Esta condecoração não me pertence. Ela pertence aos nossos meninos e meninas, a todas as pessoas que trabalham em nosso Hospital, em nosso Instituto de Pesquisa e na nossa Faculdades, e à comunidade”, destacou Ety.

“Ao mesmo tempo, fico muito agradecida por receber esta homenagem. Ela não é um reconhecimento ao meu trabalho, mas sim a um trabalho que vem sendo feito há muito tempo, procurando melhorar a saúde e a gestão hospitalar. E mesmo com todos os problemas que a saúde vem apresentando, o nosso Hospital tem se especializado cada vez mais”, completou.

Uma trajetória de dedicação às crianças
Voluntária de coração, Ety dedica-se há 52 anos ao seu projeto mais ousado: a implantação do maior hospital pediátrico do país, o Pequeno Príncipe. Artista plástica por vocação, ela assumiu a presidência da Associação em 1966, por meio de um convite do pediatra Plínio de Mattos Pessoa.

Com perseverança e dedicação, Ety transformou a realidade do então Hospital de Crianças César Pernetta e trabalhou insistentemente para ampliar o atendimento aos meninos e meninas do Estado. O resultado foi a implantação, ao lado da antiga instituição de saúde, do Hospital Pequeno Príncipe, em 1971. Hoje, são atendidos crianças e adolescentes de todo o país e realizados mais de 300 mil atendimentos ambulatoriais e 20 mil cirurgias por ano.

Seu trabalho sempre foi baseado no cuidado e amor aos pacientes, ao primar por serviços baseados na excelência técnico-científica e no atendimento humanizado. Também transformou o Pequeno Príncipe em um ambiente de acesso à arte, cultura e educação. Assim, sua atuação local tem contribuído há mais de cinco décadas para transformar a vida de milhares de meninos e meninas de todo o Brasil.

Crédito das fotos: Paulo de Negreiros

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais