Doenças neuromusculares: Hospital oferece exames avançados

Notícias

Doenças neuromusculares: Hospital oferece exames que aprimoram o diagnóstico

O projeto do Laboratório de Diagnóstico Neuromuscular foi viabilizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/MS)
12/01/2024
doenças neuromusculares
O projeto do Laboratório de Diagnóstico Neuromuscular contribui para o diagnóstico precoce de doenças neuromusculares.

O Hospital Pequeno Príncipe conta com Laboratório de Diagnóstico Neuromuscular. O projeto foi implantado com o apoio de empresas que fizeram doação por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda e viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/MS). Os exames previstos contribuem de forma significativa para o diagnóstico precoce de doenças neuromusculares em crianças e adolescentes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois no Paraná existem poucos serviços que realizam essas avaliações.

“A implantação do projeto Laboratório de Diagnóstico Neuromuscular é mais uma realização possível pelo modelo de repasse de recursos por renúncia fiscal do Pronas/MS. E que permite uma ação conjunta da área pública, privada e do terceiro setor para a concretização da melhoria de condições de saúde de pessoas com deficiência”, explica a gestora de projetos da instituição, Thelma Alves de Oliveira.

Sobre o projeto

A iniciativa realizará gratuitamente, até abril de 2024, biópsia muscular com imuno-histoquímica. Além disso, tem previsão de ofertar testes para susceptibilidade à hipertermia maligna, uma doença que aumenta em 70% o risco de morte de crianças quando são submetidas a anestesia geral.

A partir do diagnóstico que se definem os tratamentos, sejam eles medicamentosos, cirúrgicos ou de fisioterapia, fonoaudiologia e psicoterapia. Por isso, o laboratório no Pequeno Príncipe possibilitará a realização de diagnósticos precoces, tratamentos mais assertivos e reabilitação.

“Desta forma, conseguiremos reduzir o índice de mortalidade entre essas crianças. E também melhoraremos a qualidade de vida dos pacientes e das famílias”, enfatiza a diretora-executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Para mais informações sobre as vagas disponíveis para a realização de exames, estão disponíveis os seguintes contatos: (41) 99861-4794 (WhatsApp) e e-mail projeto-lab-neuromuscular@hpp.org.br.

O que são as doenças neuromusculares?

As doenças neuromusculares afetam a medula espinal, raízes nervosas, nervos, junção neuromuscular e músculos de modo primário ou secundário. Do mesmo modo, atingem sistemas que se correlacionam com essas estruturas, como o esquelético (ossos e articulações), o cardíaco, o pulmonar, o digestivo e o aparelho fonador. Isso gera impacto significativo na qualidade de vida da pessoa.

Essas doenças podem ser adquiridas ou herdadas e comprometem os nervos e os músculos e, por isso, afeta os movimentos da pessoa. Em geral, o sistema neurológico central é preservado (ou seja, as funções mentais). Porém, as estruturas relacionadas à movimentação são prejudicadas, podendo impedir a locomoção, deglutição e fala integralmente.

Na infân­cia, a doença mais comum é a distrofia muscular de Duchenne, com maior ocorrência em meninos. Ela é caracterizada pela perda gradual da força muscular em todos os membros. Por conta disso, impede a locomoção por volta dos 12 anos e necessita de aparelho para respirar por volta dos 17 anos. A patologia é transmitida pela mãe, que não a desenvolve.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais