Dia Mundial do Diabetes: cuidado na Primeira Infância é sinônimo de futuro saudável - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial do Diabetes: cuidado na Primeira Infância é sinônimo de futuro saudável

O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da prática regular de exercícios, de uma alimentação balanceada e do acompanhamento médico contínuo
14/11/2021

Todos os anos, mais de 98 mil crianças são diagnosticadas com diabetes tipo 1. De acordo com dados da International Diabetes Federation (IDF), o Brasil ocupa o 3º lugar mundial em número de casos incidentes e prevalentes da doença em meninos e meninas de 0 a 14 anos. Neste 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da prática regular de exercícios, de uma alimentação balanceada e do acompanhamento médico contínuo para garantia da qualidade de vida.

No diabetes tipo 1, o mais comum em crianças, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, que é o hormônio que transforma o açúcar em energia. De acordo com a endocrinologista pediátrica Gabriela de Carvalho Kraemer, do Hospital Pequeno Príncipe, a doença, que ainda não tem cura e precisa ser tratada com a reposição de insulina, pode se manifestar ainda na Primeira Infância ou durante a adolescência.

Mudanças nos hábitos alimentares, redução das atividades físicas e outras situações impostas pelo coronavírus, agravaram a evolução do problema. “Durante o isolamento social, percebemos o aumento de casos de crianças com obesidade diagnosticas com diabetes tipo 2, rara entre esse grupo. Assim, conviver com a doença é um desafio que depende de cuidados diários redobrados”, reitera a endocrinologista.

O aumento na incidência da doença se deve, principalmente, a fatores genéticos, mas também à introdução e contato cada vez mais cedo com os alimentos com alto teor de açúcar, corantes e conservantes, além de rotinas de vida sedentários.

A educação e precaução são sinônimos de um futuro saudável e seguro para crianças e adolescentes com diabetes. “Para manter a doença controlada e evitar complicações futuras, cuidados são necessários. A participação familiar é importante para auxiliar o paciente nas aplicações de insulina e monitoramento da glicemia, além do incentivo a hábitos saudáveis”, finaliza.

Sintomas do diabetes na infância
– Cansaço frequente, falta de energia para brincar, muito sono, preguiça.
– Emagrecimento de forma repentina e sem motivos parentes.
– A criança pode acordar para fazer xixi à noite ou voltar a fazer xixi na cama.
– Muita sede, mesmo nos dias mais frios, mas a boca permanece seca.
– Em lactentes ou em crianças que ainda usam fralda, o diagnóstico é especialmente difícil, inclusive porque o diabetes não costuma ser considerado nesta faixa de idade. A irritabilidade e o choro excessivo são sintomas comuns.

Endocrinologia no Pequeno Príncipe
O Serviço de Endocrinologia do Hospital Pequeno Príncipe conta com especialistas no desenvolvimento infantil que oferecem tratamento para crianças com baixa estatura, puberdade precoce, alterações do desenvolvimento sexual, diabetes e doenças da tireoide e das glândulas adrenais, por exemplo. O serviço também atende pacientes com enfermidades raras, como a osteogênese imperfeita, também conhecida como doença dos ossos de vidro.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais