Cultura indígena em destaque no Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cultura indígena em destaque no Hospital Pequeno Príncipe

Oficinas levam os pacientes para uma viagem pelos costumes e a história de diferentes etnias presentes no Brasil
05/04/2017
O projeto Que Pira é Essa? aproxima as crianças da cultura indígena.

Até junho, os pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe participam de uma jornada repleta de descobertas pelo universo das etnias indígenas brasileiras. O projeto Que Pira é Essa?, realizado todas as tardes de terça-feira no Setor de Educação e Cultura (EDUC) da instituição, promove o aprendizado e o acesso à arte de forma lúdica e divertida.

As atividades são conduzidas pela professora de arte Ana Paula Luz, que apresenta aos participantes detalhes sobre a história e a cultura dos povos guarani, xavante, carijó, pataxó, entre outros. “Essa temática tem grande importância para que as crianças possam ter um contato com a arte e diferentes culturas. Para mim, como professora de arte, estar dentro de um hospital é algo inovador, mas está sendo muito gratificante e de grande aprendizado”, explica a educadora.

A criança é instigada a buscar algo que acrescente conhecimento e cultura à sua vida, por isso, as oficinas auxiliam no processo de aprendizagem. Karen Bernadinelli Luz Jorge, mãe do paciente Lukas Kassiano Bernadinelli Jorge, de 6 anos, ressalta a relevância de projetos como esse. “É importante a realização de ações culturais e educacionais, pois o hospital é um ambiente que deixa a criança triste, porém, vir passar o tempo com as atividades do EDUC motiva e alegra. O Lukas adora vir, inclusive, hoje ele teve alta cedo, mas pediu para ficarmos à tarde para que ele pudesse participar da oficina. Isso faz total diferença”, fala.

Além dos pacientes, a participação dos pais garante o êxito das atividades. “Achei que teria dificuldade em trabalhar junto com os pais, mas percebi que a presença deles aqui acaba facilitando muito, pois participam e ajudam. E se fosse fora daqui, talvez eles não estivessem tão presentes com seus filhos nessas atividades”, comenta Ana Paula Luz.

As programações das atividades no Hospital Pequeno Príncipe procuram sensibilizar e atrair a atenção das crianças e adolescentes. “Eu nunca imaginei que dentro de um hospital poderia haver tantas atividades diárias, com uma extensa programação. É maravilhoso”, finaliza Ana Paula Luz.

Conheça o projeto Que Pira é Essa?
O projeto Que Pira é Essa? é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Andali Operações Industriais S/A, Grupo Comtrafo/Eletrotrafo, Agrícola Horizonte, Nipponflex, Tratornew S/A, ACSO Central de Serviços do Aço, Tintas Vergínia e Grupo Ravato.

A oficina expande o universo das crianças e lapida o conhecimento sobre a cultura indígena brasileira. Além das oficinas, o projeto prevê a publicação de um livro infantil, que irá trazer informações sobre a linguagem indígena que faz parte do dia a dia dos brasileiros. O livro é de autoria de José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

05/08/2022

Cirurgia de correção de malformação rara é realizada por Pequeno Príncipe

A correção da extrofia de cloaca foi realizada pela técnica de Kelley, considerada inovadora
04/08/2022

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
02/08/2022

Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
01/08/2022

Aleitamento materno favorece desenvolvimento da inteligência e estrutura da face

Especialistas do Hospital Pequeno Príncipe explicam ligação entre o neurodesenvolvimento e o crescimento ósseo adequado da face
28/07/2022

Hepatites A e B podem ser prevenidas por meio da vacinação

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza imunizantes contra essas duas formas da doença, que ocorrem de forma endêmica no Brasil
27/07/2022

Único hospital do Brasil com 35 especialidades pediátricas atrai estudantes de todo o país

Com 50 anos de existência, a residência em pediatria do Pequeno Príncipe ajuda a melhorar o déficit de especialistas em diversos estados brasileiros
Ver mais