Cultura indígena em destaque no Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cultura indígena em destaque no Hospital Pequeno Príncipe

Oficinas levam os pacientes para uma viagem pelos costumes e a história de diferentes etnias presentes no Brasil
05/04/2017
O projeto Que Pira é Essa? aproxima as crianças da cultura indígena.

Até junho, os pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe participam de uma jornada repleta de descobertas pelo universo das etnias indígenas brasileiras. O projeto Que Pira é Essa?, realizado todas as tardes de terça-feira no Setor de Educação e Cultura (EDUC) da instituição, promove o aprendizado e o acesso à arte de forma lúdica e divertida.

As atividades são conduzidas pela professora de arte Ana Paula Luz, que apresenta aos participantes detalhes sobre a história e a cultura dos povos guarani, xavante, carijó, pataxó, entre outros. “Essa temática tem grande importância para que as crianças possam ter um contato com a arte e diferentes culturas. Para mim, como professora de arte, estar dentro de um hospital é algo inovador, mas está sendo muito gratificante e de grande aprendizado”, explica a educadora.

A criança é instigada a buscar algo que acrescente conhecimento e cultura à sua vida, por isso, as oficinas auxiliam no processo de aprendizagem. Karen Bernadinelli Luz Jorge, mãe do paciente Lukas Kassiano Bernadinelli Jorge, de 6 anos, ressalta a relevância de projetos como esse. “É importante a realização de ações culturais e educacionais, pois o hospital é um ambiente que deixa a criança triste, porém, vir passar o tempo com as atividades do EDUC motiva e alegra. O Lukas adora vir, inclusive, hoje ele teve alta cedo, mas pediu para ficarmos à tarde para que ele pudesse participar da oficina. Isso faz total diferença”, fala.

Além dos pacientes, a participação dos pais garante o êxito das atividades. “Achei que teria dificuldade em trabalhar junto com os pais, mas percebi que a presença deles aqui acaba facilitando muito, pois participam e ajudam. E se fosse fora daqui, talvez eles não estivessem tão presentes com seus filhos nessas atividades”, comenta Ana Paula Luz.

As programações das atividades no Hospital Pequeno Príncipe procuram sensibilizar e atrair a atenção das crianças e adolescentes. “Eu nunca imaginei que dentro de um hospital poderia haver tantas atividades diárias, com uma extensa programação. É maravilhoso”, finaliza Ana Paula Luz.

Conheça o projeto Que Pira é Essa?
O projeto Que Pira é Essa? é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Andali Operações Industriais S/A, Grupo Comtrafo/Eletrotrafo, Agrícola Horizonte, Nipponflex, Tratornew S/A, ACSO Central de Serviços do Aço, Tintas Vergínia e Grupo Ravato.

A oficina expande o universo das crianças e lapida o conhecimento sobre a cultura indígena brasileira. Além das oficinas, o projeto prevê a publicação de um livro infantil, que irá trazer informações sobre a linguagem indígena que faz parte do dia a dia dos brasileiros. O livro é de autoria de José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

02/12/2022

Mitos e verdades sobre convulsões

Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
24/11/2022

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais Paraná 2022

A instituição foi premiada na categoria ESG – Responsabilidade Social. O reconhecimento destaca empresas, organizações e empresários que contribuíram para o desenvolvimento do estado
23/11/2022

Câncer pediátrico: diagnóstico precoce pode salvar até 84% dos pacientes

Referência nacional no tratamento de doenças onco-hematológicas há meio século, Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas
21/11/2022

Pequeno Príncipe atua na prevenção da resistência aos antimicrobianos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 milhão de pessoas morram a cada ano devido aos efeitos dessa resistência  
Ver mais