Culinária para crianças reforça cultura nacional - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Culinária para crianças reforça cultura nacional

“ Pratos do Brasil” traz histórias e receitas de comidas típicas brasileiras
07/06/2013

A comida faz parte do dia a dia. Além de sustentar, muitas vezes é responsável por memórias com sabor inigualável. Sem dúvida é uma das grandes expressões da cultura brasileira. O livro “Pratos do Brasil – Culinária Brasileira para Crianças”, a ser lançado no dia 8 de junho, às 10 horas, na sede do Centro Europeu na Rua Itupava, apresenta a riqueza da culinária nacional e algumas receitas típicas do país.

Escrita por Liana Leão e Luciana de Morais, a obra faz parte de um projeto coordenado pelo diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, e viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O livro traz a história de pratos regionais e receitas de iguarias bem brasileiras, como coco, mandioca, cana-de-açúcar, pão de queijo, caju e brigadeiro. Um dos desafios foi apresentar o país por esse prisma de forma lúdica, chamando a atenção de crianças e adolescentes.

A coautora destaca que o Brasil tem seus encantos também na culinária. “A comida fala sobre quem somos, de onde viemos e quais são as nossas crenças e valores. Mostrar isso para crianças é um passo importante para que possam ter uma vivência de nossa história”,destaca Luciana.

“ Apresentamos também como os ingredientes foram incorporados à nossa cozinha”, conta Liana. “As receitas são fáceis e identificam facilmente a culinária brasileira, utilizando um ou mais dos ingredientes selecionados como guia na nossa viagem”, complementa Luciana.

As autoras
Liana Leão é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), e autora de 17 livros infantis. Luciana de Morais é mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado pela UFPR. É apaixonada por culinária desde criança e realiza pesquisas sobre a área e as identidades regionais.

Serviço
Lançamento do livro “Pratos do Brasil – Culinária Brasileira para Crianças” Dia: 8 de junho (sábado) Horário: 10 horas Local: Centro Europeu – Rua Itupava, 1402 – Alto da XV

+ Notícias

07/12/2022

5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

O Hospital Pequeno Príncipe relembra a importância de cuidar de alguns hábitos nesta época do ano
06/12/2022

Espetáculo de Natal vai alterar o trânsito no entorno do Hospital

As apresentações do “Papai Noel na Sumiçolândia” acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 21h, na fachada histórica da instituição
05/12/2022

Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe é referência em tratamento de doenças e síndromes complexas

Em 2021, o serviço realizou 17.249 procedimentos cirúrgicos, além de 13.040 consultas ambulatoriais
02/12/2022

Mitos e verdades sobre convulsões

Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
Ver mais