Cuidado redobrado com a garotada no verão - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cuidado redobrado com a garotada no verão

Férias, festas de fim de ano e a estação mais quente pedem vigilância maior em relação às crianças
30/12/2014

Férias, festas de fim de ano e verão são sinônimos de cuidado redobrado com a garotada. A mudança de rotina, comenta o médico da Emergência do Hospital Pequeno Príncipe Nilton Kiesel Filho, é um dos motivos para explicar alguns acidentes registrados nesse período – entre eles, meninas e meninos esquecidos/trancados dentro de veículos por muitas horas. “É preciso que os pais fiquem atentos a essas modificações no dia a dia”, completa.

Ano novo, por exemplo, combina com queima de fogos de artifício. “As crianças devem ficar longe desses materiais, que só podem ser manipulados por um adulto treinado para isso”, comenta Kiesel, que também é coordenador de Educação Continuada da Emergência.

Outra questão que merece atenção nesse período é a exposição demasiada aos raios solares. Das 10 às 16 horas, lembra o médico, é praticamente proibido. “O horário de pico é extremamente nocivo e a criança deve usar o proteto adequado”, observa.

A hidratação é outro assunto relevante. Ao contrário do que acontece em outros períodos do ano, nos dias de verão o consumo de água deve ser fortalecido. “Pelo menos 3 ou 4 vezes mais”, reitera o pediatra.

Brincar na água, seja na piscina ou no mar, é outro ponto que exige cautela. “Os afogamentos são comuns e as crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto. As piscinas em casa devem ser cercadas, de forma a impedir que elas consigam chegar até a água”, diz.

Calor também traz desidratação, diarreia e outros males. Por isso, pondera Kiesel, é importante ter em mãos o hidratante oral. “É necessário ainda fazer uso do soro caseiro, muito fácil de preparar: são 200ml de água filtrada, 1 pitada de sal e uma colher de chá de açúcar”, avalia.

Emergencia_1

Atenção máxima em casa
Nas férias a meninada passa mais tempo em casa. Por isso, é necessário ficar atento a alguns perigos. A cozinha, por exemplo, não é lugar para brincadeira. “Elas não podem pegar objetos pontiagudos e muito menos se aproximar do fogão. Podem surgir casos sérios de queimadura. Panelas apenas com o cabo para dentro, nunca para fora, para dificultar o alcance”, avalia.

Outra questão que requer cautela é a presença de armas de fogo. “As crianças não podem saber da existência e muito menos ter acesso. Acontecem inúmeros acidentes, que poderiam ser evitados”, finaliza o médico Nilton Kiesel Filho.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais