Novembrinho Azul: criança pode ter câncer de próstata?

Notícias

Novembrinho Azul: criança pode ter câncer de próstata?

A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, além de cuidados com a saúde sexual e reprodutiva desde a infância
28/11/2024
câncer de próstata criança
O acompanhamento pediátrico regular é fundamental para prevenção do câncer de próstata em criança.

Você sabia que criança pode ter câncer de próstata? Novembro Azul é conhecido como o mês dedicado às campanhas para o cuidado com a saúde masculina. Mas desde 2023 foram ampliadas para alertar e conscientizar também os meninos com até 15 anos. A Lei n.º 14.694/2023, chamada de Novembrinho Azul, chama atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde sexual e reprodutiva e sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata no público infantojuvenil. Nesse sentido, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a relevância do acompanhamento pediátrico regular.

De acordo com a oncologista pediátrica Ana Paula Kuczynski, do Hospital, o Novembrinho Azul também traz à tona questões sobre o câncer infantil, com ênfase no rabdomiossarcoma, tipo raro de câncer que pode afetar a próstata. “Nas crianças, o câncer primário de próstata é o rabdomiossarcoma, que apresenta uma incidência muito baixa, inferior a 2% em relação a outros tipos de câncer. A taxa de sobrevida pode ser alta, até 80%, se a doença for diagnosticada precocemente, sem metástases. Caso haja metástases, as chances de cura são mínimas, em torno de 5%”, explica a médica.

Sinais de alerta de câncer de próstata em criança

Embora o rabdomiossarcoma seja raro, pais, cuidadores e pediatras devem estar atentos a queixas urinárias e sinais como:

  • inchaço ou dor abdominal;
  • tumorações na região da pelve;
  • dificuldade ou dor ao urinar; e
  • diminuição do volume urinário.

Atenção à saúde masculina desde cedo

O acompanhamento pediátrico regular é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos meninos. As consultas de rotina têm frequência mensal até o primeiro ano de vida, a cada três meses entre 2 e 4 anos e, depois, pelo menos a cada seis meses. Durante essas consultas, o exame da genitália é imprescindível para detectar possíveis alterações e doenças. Além disso, o diagnóstico precoce é essencial e inclui exames de imagem, como a ressonância magnética, além de biópsias para confirmação.

Novembrinho Azul

A campanha Novembrinho Azul tem como objetivo alertar sobre a importância da saúde sexual e reprodutiva masculina. Além disso, desmitificar o tema e promover a conscientização desde a infância.  O Hospital Pequeno Príncipe reforça que, para a saúde masculina ser preservada ao longo da vida, a prevenção e o cuidado devem começar desde cedo. O Novembrinho Azul é uma oportunidade para que os pais, cidadores e profissionais de saúde tenham um papel ativo na conscientização e cuidado da saúde dos meninos.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

21/03/2025

Qual é a importância de ter um hobby desde a infância?

Criar um ambiente onde a criança possa explorar diferentes interesses, sem pressão, mas com incentivo, é um passo importante para o desenvolvimento integral
14/03/2025

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
05/03/2025

Pequeno Príncipe brilha no Carnaval de Curitiba

Emoção e encanto tomaram conta da avenida com a homenagem ao Hospital e participação dos profissionais
28/02/2025

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 73 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 pessoas em uma noite de comemoração
28/02/2025

A importância do acesso a exames genéticos nas doenças raras

Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com alguma doença rara, das quais 72% têm origem genética, e em 75% dos casos os primeiros sinais aparecem ainda na infância
20/02/2025

Qual é o papel da figura paterna na vida de um filho?

Bebês cujos pais são presentes e participativos desenvolvem habilidades sociais mais rapidamente
Ver mais