Concertos democratizam música erudita em prol do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Concertos democratizam música erudita em prol do Hospital Pequeno Príncipe

Programa da Orquestra Sinfonia Brasil contempla composições de Guerra-Peixe, Tom Jobim e Waldemar Henrique. Bilheteria das apresentações em Curitiba e no Rio de Janeiro será revertida para o maior hospital exclusivamente pediátrico do país
05/08/2014

A Orquestra Sinfonia Brasil apresenta em Curitiba, dia 11 de agosto, no Teatro Guaíra, e apbr_filipeta_concertosguaira_A5no dia 13 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Concerto Gols Pela Vida, às 20h nos dois locais. Com realização do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e apresentação da produtora cultural CGC – CSA em prol do Hospital Pequeno Príncipe, o projeto homenageia os compositores nacionais Guerra-Peixe, Tom Jobim e Waldemar Henrique, que se destacaram e contribuíram de forma expressiva para a divulgação e valorização da cultura nacional, não só no Brasil, mas no mundo todo.

Obras dos gênios da música marcarão o programa do Concerto Gols pela Vida – que será conduzido pela Orquestra Sinfonia Brasil, sob regência do maestro Norton Morozowicz, e participação especial do violinista Daniel Guedes, da soprano Carmen Monarcha, do pianista Marcos Nimrichter e do Quinteto Villa-Lobos. Como solista convidada de André Rieu & Johann Strauss Orchestra, Carmen Monarcha fez turnês por toda a Europa, América do Norte e América Latina, México, Japão, Coréia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Entre as obras consagradas dos compositores brasileiros que serão apresentadas estão “Mourão” e “Concertino para Violino e Orquestra de Cordas” – a obra caracterizada por trilhas marcantes e que fascinam pela mistura de ritmos – de Guerra-Peixe, cujo centenário de nascimento é celebrado em 2014.

Conduzido pela Orquestra Sinfonia Brasil, sob regência do maestro Norton Morozowicz, o concerto contará com participação especial do violinista Daniel Guedes, da soprano Carmen Monarcha (foto), do pianista Marcos Nimrichter e do Quinteto Villa-Lobos
Conduzido pela Orquestra Sinfonia Brasil, sob regência do maestro Norton Morozowicz, o concerto contará com participação especial do violinista Daniel Guedes, da soprano Carmen Monarcha (foto), do pianista Marcos Nimrichter e do Quinteto Villa-Lobos

Também serão executadas canções do pianista e compositor paraense Waldemar Henrique, orquestradas por Guerra-Peixe – como “Foi Boto, Sinhá!”, “Senhora Dona Sancha” e “Trem de Alagoas” –, e sucessos do compositor, arranjador, cantor, pianista, violonista e maestro Tom Jobim, orquestrados por Guerra-Peixe, Alexandre Brasolim e Rodrigo Morte – como “Canção do Amor Demais”, “Eu Não Existo Sem Você” e “Fantasia para Orquestra”.

De acordo com o maestro Norton Morozowicz, que regerá o concerto, “a escolha deles reflete a preocupação com a divulgação das composições brasileiras, participando da construção da memória musical nacional e contribuindo para a ampliação das ações culturais com foco na música. Espera-se consolidar os valores e significados que os bens culturais expressam, mediando as relações entre música e público por meio da formação de plateia crítica que saiba fruir, decodificar e conhecer mais sobre a cultura do Brasil”, completa o maestro.

Os ingressos para o Concerto Gols pela Vida estarão à venda pelos sites www.diskingressos.com.br (para o concerto de Curitiba) e www.ingresso.com (para a apresentação no Rio de Janeiro). As entradas custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Classificação livre.

A bilheteria arrecadada nas apresentações será revertida para as atividades de assistência em saúde desenvolvidas pelo Hospital Pequeno Príncipe, que é o maior hospital exclusivamente pediátrico e referência em alta complexidade.  “Valorizar a arte brasileira e incentivar o acesso à cultura é o que nos motiva. Quando juntamos isso ao apoio à saúde infantojuvenil, o resultado é ainda melhor”, destaca Ety Cristina Forte Carneiro, diretora da CGC.

Sobre a orquestra e o maestro
A Orquestra Sinfonia Brasil tem como objetivo principal a divulgação da música de concerto brasileira. É especializada em apresentar e gravar obras do repertório orquestral de compositores nacionais. Dedica-se à preservação da memória musical do país, por meio da excelência buscada na execução primorosa da música erudita, à altura das peças de consagrados compositores. Conta com 12 violinistas – divididos em dois naipes –, quatro violistas, quatro violoncelistas, um contrabaixista e um músico a cargo da percussão.

Seu diretor-artístico é o maestro curitibano Norton Morozowicz. Membro da Academia Brasileira de Música, é reconhecido como um dos mais importantes músicos do Brasil. Ele construiu sua carreira como instrumentista, solista e camerista, apresentando-se com renomados artistas nacionais e internacionais em recitais e concertos. Como regente, Morozowicz já conduziu algumas das principais orquestras brasileiras, como a Sinfônica Brasileira e as Sinfônicas de São Paulo, da USP, de Porto Alegre e de Salvador. Fundou a Orquestra de Câmara de Blumenau, que se tornou referência em todo o país. Foi professor universitário e tem mais de 35 discos gravados.

Informações sobre os músicos e a programação completa disponível em: www.concertosgolspelavida.com.br

Sobre o Hospital
O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica. Por ano, realiza cerca de 342 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações e 19 mil cirurgias. A instituição oferece de consultas a tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração e ossos. Aproximadamente 70% da sua capacidade de atendimento é destinada a pacientes do SUS. Junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, forma o Complexo Pequeno Príncipe.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

Incentivo à cultura
O Concerto Gols pela Vida foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das seguintes empresas: A Yoshii Engenharia e Construções Ltda.; Águia Florestal Ind. de Mad. Ltda.; Águia Sistemas de Armazenagem Ltda.; Alcabras Indústria e Comércio Ltda.; Aquilon Telecomunicação Ltda.; Auto Posto Fartura do Iguaçu Ltda.; Bebidas Nova Geração Ltda.; Bematech Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda.; Boulos Produtos Industriais Ltda.; Brasilmad Trading Company S/A; Certisign Certificadora Digital S.A.; Comercial de Ferramentas Milium Ltda.; Dacar Química do Brasil; Delta Cable Tele Informática Com. e Rep. Comerciais Ltda.; DHL Global Forwarding (Brazil) Logistics Ltda.; Diamond Business Trading S/A; Distribuidora de Tintas Darka Ltda.; Engepeças Equipamentos Ltda.; Famiglia Zanlorenzi S.A.; Franklin Electric Indústria de Motobombas S.A.; Gestamp Paraná S.A.; Gonçalves S.A. Indústria Gráfica; Horus Informática Ltda.; Icomcel Comércio & Representações Ltda.; Irmãos Abage e Cia Ltda.; J Malucelli Participações em Seguros e Resseguros S.A.; JUFAP Administração e Participação Ltda.; Laboratórios Ferring Ltda.; Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda.; Linea Verde Alimentos Ltda.; Metzler & Cia Ltda.; Omni Companhia Securitizadora de Créditos Financeiros; P.G. Comercial de Bebidas Ltda.; Perform Informática Comércio e Serviços Ltda.; Philco Eletrônicos Ltda.; Posto da Cidade Industrial Ltda.; Prati Donaduzzi e Cia Ltda.; Procópio Embalagens Ltda.; Supermercados Archer S/A; Tempus Assessoria Imobiliária Ltda.; Tintas Alessi Ltda.; Tranresíduos Transportes de Resíduos Industriais Ltda.; Trützchler Indústria e Comércio de Máquinas Ltda.; Vale Fértil Indústrias Alimentícias Ltda.; e ZM S.A.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais