CEDCA: Pequeno Príncipe é reeleito representante da sociedade

Notícias

Hospital é reeleito representante da sociedade civil no CEDCA

O reconhecimento é resultado do protagonismo da instituição na promoção e garantia dos direitos da população infantojuvenil
12/09/2023
reeleição CEDCA
O Pequeno Príncipe agradece o apoio de cada um que votou e contribuiu para a instituição ser reeleita.

O Pequeno Príncipe foi reeleito representante da sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR) no dia 30 de agosto. A eleição contou com votos de organizações não governamentais, que elegeram outras 11 instituições para representarem os direitos e interesses da sociedade até 2025.

“Agradecemos o apoio de cada um que votou e contribuiu para sermos reeleitos. Assumimos esse compromisso com a responsabilidade de representar as organizações em defesa da população infantojuvenil. Reafirmamos nossa missão com a proteção de crianças e adolescentes, bem como com as políticas públicas de direitos. E compartilhamos nossa atuação e expertise com disposição em aprender sempre”, ressalta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

O Hospital compõe o CEDCA desde 2004, ano que marca a inserção formal do Pequeno Príncipe no sistema de garantia de direitos, por intermédio da eleição no conselho. A instituição tem um compromisso histórico na defesa dos interesses de crianças e adolescentes, e ser reeleito é um reconhecimento desse papel social desempenhado.

“O Pequeno Príncipe trabalha diariamente em consonância com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Oferecemos aos pacientes acesso à saúde integral, humanizada e conectada com os direitos fundamentais. Além disso, o Hospital assume o compromisso de proteção das crianças e dos adolescentes, realizando sua incidência em diversos âmbitos, desde as campanhas educativas até a representação formal nos conselhos”, complementa a diretora-executiva.

A assessora de diretoria do Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira, destaca a importância de a instituição ser eleita para mais uma gestão. “É um reconhecimento do protagonismo na defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes, pois se trata de um espaço de proposição da política pública, e de responsabilidade coletiva daqueles que acreditam no cumprimento da prioridade absoluta e somam esforços nesse movimento”, finaliza.

Sobre o CEDCA

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR) é um espaço de controle, execução, fiscalização e deliberação de políticas para a infância e adolescência. O conselho é composto por representantes indicados pelo Governo do Estado do Paraná e representantes que não fazem parte do governo, mas que são eleitos pelas organizações não governamentais, como o Pequeno Príncipe.

Desde 1991, o CEDCA atua garantindo os direitos da população infantojuvenil. As reuniões para formulação, deliberação e controle de ações são realizadas mensalmente e abertas à comunidade. Entre os projetos aprovados recentemente está o Pelo Direito à Vida III. Por meio dele, é possível a captação de recursos pelo Pequeno Príncipe pela doação do Imposto de Renda feita por pessoas físicas e jurídicas que reconhecem o trabalho de referência realizado pelo Hospital em favor da saúde infantojuvenil.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

22/09/2023

Onda de calor no Brasil: saiba como cuidar da saúde das crianças

Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar
21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
Ver mais