CEDCA: Pequeno Príncipe é reeleito representante da sociedade

Notícias

Hospital é reeleito representante da sociedade civil no CEDCA

O reconhecimento é resultado do protagonismo da instituição na promoção e garantia dos direitos da população infantojuvenil
12/09/2023
reeleição CEDCA
O Pequeno Príncipe agradece o apoio de cada um que votou e contribuiu para a instituição ser reeleita.

O Pequeno Príncipe foi reeleito representante da sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR) no dia 30 de agosto. A eleição contou com votos de organizações não governamentais, que elegeram outras 11 instituições para representarem os direitos e interesses da sociedade até 2025.

“Agradecemos o apoio de cada um que votou e contribuiu para sermos reeleitos. Assumimos esse compromisso com a responsabilidade de representar as organizações em defesa da população infantojuvenil. Reafirmamos nossa missão com a proteção de crianças e adolescentes, bem como com as políticas públicas de direitos. E compartilhamos nossa atuação e expertise com disposição em aprender sempre”, ressalta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

O Hospital compõe o CEDCA desde 2004, ano que marca a inserção formal do Pequeno Príncipe no sistema de garantia de direitos, por intermédio da eleição no conselho. A instituição tem um compromisso histórico na defesa dos interesses de crianças e adolescentes, e ser reeleito é um reconhecimento desse papel social desempenhado.

“O Pequeno Príncipe trabalha diariamente em consonância com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Oferecemos aos pacientes acesso à saúde integral, humanizada e conectada com os direitos fundamentais. Além disso, o Hospital assume o compromisso de proteção das crianças e dos adolescentes, realizando sua incidência em diversos âmbitos, desde as campanhas educativas até a representação formal nos conselhos”, complementa a diretora-executiva.

A assessora de diretoria do Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira, destaca a importância de a instituição ser eleita para mais uma gestão. “É um reconhecimento do protagonismo na defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes, pois se trata de um espaço de proposição da política pública, e de responsabilidade coletiva daqueles que acreditam no cumprimento da prioridade absoluta e somam esforços nesse movimento”, finaliza.

Sobre o CEDCA

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR) é um espaço de controle, execução, fiscalização e deliberação de políticas para a infância e adolescência. O conselho é composto por representantes indicados pelo Governo do Estado do Paraná e representantes que não fazem parte do governo, mas que são eleitos pelas organizações não governamentais, como o Pequeno Príncipe.

Desde 1991, o CEDCA atua garantindo os direitos da população infantojuvenil. As reuniões para formulação, deliberação e controle de ações são realizadas mensalmente e abertas à comunidade. Entre os projetos aprovados recentemente está o Pelo Direito à Vida III. Por meio dele, é possível a captação de recursos pelo Pequeno Príncipe pela doação do Imposto de Renda feita por pessoas físicas e jurídicas que reconhecem o trabalho de referência realizado pelo Hospital em favor da saúde infantojuvenil.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais