Brinquedoteca do Hospital Pequeno Príncipe comemora 10 anos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Brinquedoteca do Hospital Pequeno Príncipe comemora 10 anos

Pioneiro no Paraná, espaço atende a milhares de crianças e adolescentes
19/07/2013

A brinquedoteca do Hospital Pequeno Príncipe, pioneira no Paraná, comemora dez anos de brincadeiras com crianças e adolescentes em regime de internamento. A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, lembra a importância do projeto no Paraná: “O Pequeno Príncipe foi o primeiro hospital fora do eixo Rio-São Paulo a receber a brinquedoteca”. Para marcar a data, o espaço ficou aberto durante todo o dia de quinta-feira (18/07) e ofereceu oficinas de máscaras, origami, jogos e camarim de pintura para os pacientes que quiseram participar das celebrações.

Embora os brinquedos sempre tenham feito parte da rotina das crianças no Pequeno Príncipe, a brinquedoteca surgiu formalmente apenas em 2003, com a ampliação do 5º andar do Hospital. Atualmente, o serviço realiza cerca de 1.300 atendimentos por mês e conta com a participação de mais de 80 voluntários, todos preparados especialmente para atender aos pacientes.

A brinquedoteca também se expandiu, com espaços no 4º andar e na ala de internamento de Hemato-Oncologia. As áreas são livres para que a criança possa exercitar sua autonomia e criatividade, entrando em contato com novos conhecimentos e testando seus próprios limites. “Uma criança saudável é uma criança que brinca. Queremos que isso seja genuíno, com liberdade para que ela brinque do seu jeito e tenha sua vontade respeitada”, ressalta a coordenadora do espaço, Patrícia Bertolini.

Todo o mobiliário, brinquedos, jogos e livros utilizados no início dos trabalhos foram doados pelo laboratório francês Sanofi-Synthelabo, por meio do projeto Nossos Sonhos São Possíveis. Dois anos após a instalação, foi aprovada a lei federal que obriga a instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. “Fomos pioneiros. Na época, nem tínhamos muitas referências sobre como fazer uma brinquedoteca. Hoje, recebemos visitas técnicas de hospitais de diversos lugares que querem entender nosso sistema e replicá-lo”, lembra Patrícia Bertolini.

A brinquedoteca do Hospital funciona diariamente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Às quartas e sextas também abre das 18h às 20h. Aos sábados e domingos o horário é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais