Bons hábitos de higiene bucal começam na infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Bons hábitos de higiene bucal começam na infância

Crianças que recebem orientações adequadas para a limpeza e escovação dos dentes, língua e gengiva, ainda quando pequenas, tendem a se tornar adultos com uma saúde diferenciada
25/10/2017


Na data em que é lembrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, 25 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe alerta para a importância do exemplo, vindo dos pais e cuidadores, para que as crianças adquiram bons hábitos de higiene . Meninos e meninas que recebem orientações adequadas para a limpeza e escovação dos dentes, língua e gengiva, ainda quando pequenas, tendem a se tornar adultos com uma saúde diferenciada.

Nos primeiros dias de vida, já é possível fazer a higienização da boca dos bebês. “Após as mamadas, por exemplo, é importante que os cuidadores passem uma gaze na gengiva para retirar o leite acumulado. Com o nascimento dos dentes de leite, a escova e, posteriormente, o fio dental já podem ser incorporados na rotina de cuidados bucais”, destaca a dentista voluntária do Serviço de Odontologia do Hospital Pequeno Príncipe, Nanci Barros.

A profissional ainda reforça a importância de ir regularmente ao dentista e de tratar infecções que podem ser silenciosas. “As bactérias podem se alojar nos dentes ou na gengiva, adentrar a corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como o coração. Por isso, é preciso estar alerta às infecções que, muitas vezes, só são descobertas com a ida ao dentista”, afirmou Nanci.

Odontologia no Pequeno Príncipe
Desde 2004, o Hospital conta com um Serviço de Odontologia complementar para crianças que fazem acompanhamento ou que estão internadas na instituição. São dentistas voluntários e contratados que realizam ações de educação em saúde bucal e atividades de incentivo à escovação, como o escovódromo.

O Serviço é um dos benefícios oferecidos pelo programa Família Participante, viabilizado por arrecadações feitas pelo Hospital por meio de Renúncia Fiscal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), utilizando o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

+ Notícias

21/07/2026

Queda de cabelo não é só coisa de adulto: saiba como agir

Embora seja motivo de preocupação em pais e cuidadores, a queda de cabelo infantil pode ser revertida e é menos alarmante do que parece
13/07/2026

ECA Digital: o que muda na proteção de crianças e adolescentes na internet?

Nova legislação estabelece responsabilidades para plataformas na promoção de um uso mais seguro da tecnologia
29/06/2026

Como lidar com as expectativas e frustrações das crianças na Copa do Mundo?

A vivência do evento esportivo pode transformar-se em uma experiência educativa
22/06/2026

O que fazer quando o bebê tem cólica?

Na maioria dos casos, esse é um quadro transitório e melhora naturalmente com o crescimento
15/06/2026

O que fazer quando a criança é picada por formiga?

Dor, vermelhidão e coceira são os sintomas mais comuns, mas algumas espécies podem provocar reações alérgicas graves
05/06/2026

Saúde Única: por que saúde humana, animal e ambiental estão conectadas?

No Complexo Pequeno Príncipe, essa visão orienta iniciativas que buscam promover saúde com compromisso com as futuras gerações
Ver mais