Atenção especial à alimentação e hidratação no verão - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Atenção especial à alimentação e hidratação no verão

Os dias de descanso e recesso escolar pedem cuidados básicos com os alimentos e o consumo de água
13/01/2015

DSC_0015Com as férias e o calor típico do verão, a garotada invade as praias e parques para aproveitar o período de descanso e recesso escolar. Aos pais e familiares ficam os alertas básicos para este período: comer fora de casa exige cuidados e a água é um item indispensável nos passeios.

Para a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Emília Suplicy, uma das primeiras preocupações tem que ser com a temperatura dos alimentos. “Em viagens e passeios é melhor optar por produtos que não tenham a necessidade de estar refrigerados, mas caso preciso, o uso de bolsas térmicas é fundamental”, afirmou. Maria Emília também falou sobre algumas comidas que devem ser consumidas frescas. “É aconselhado que a mamadeira, por exemplo, seja preparada na hora do consumo e o leite em pó esteja armazenado separadamente da água”, concluiu.

De acordo com a nutricionista, mesmo que os alimentos industrializados não sejam a melhor opção, eles são indicados por terem como garantia a marca e seu processo de fabricação. “Na praia, por exemplo, não sabemos a procedência das comidas comercializadas e precisamos evitá-las. É mais confiável optar pelos produtos industrializados”, disse. Mesmo com as alternativas, Maria Emília garante que nada substitui as frutas e os alimentos saudáveis no verão.

Hidratação
Outro cuidado que os pais devem ter com os pequenos são com os líquidos que prometem hidratar, mas na verdade desempenham uma função contrária. “Na hora da sede é muito comum dar às crianças refrigerante e suco de caixinha, mas por serem ricos em açúcar e sódio, esses líquidos trabalham na desidratação do corpo”, explicou a nutricionista.

Para Eda, a água é essencial e precisa ser ingerida durante todo o dia. “A água com certeza é o mais importante”, afirmou. A profissional ainda deu dicas de sucos e refrescos para o verão. “Ao invés de utilizar frutas que possuem muito açúcar, uma opção é fazer os refrescos que misturam a fruta com a água. Laranja, limão e acerola são ótimas opções”, contou.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais