Aprendizado sobre jardinagem muda a rotina de crianças e adolescentes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Aprendizado sobre jardinagem muda a rotina de crianças e adolescentes do Hospital Pequeno Príncipe

Pacientes conheceram plantas e suas utilidades em mais uma edição do projeto Cirandas do Saber
15/11/2017

As crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe tiveram a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre jardinagem. O Setor de Educação e Cultura (EDUC) promoveu, por meio do projeto Cirandas do Saber, a primeira oficina voltada ao tema.

Além de garantir inúmeros aprendizados aos pacientes e familiares, a atividade, criativa e interativa, reforçou a importância do cuidado com a natureza. A ação terá continuidade e trará à tona vários assuntos, como os cuidados com as plantas e informações preciosas sobre o manejo da terra e o próprio ciclo da vida.

A prática da jardinagem envolveu os participantes, despertando curiosidade e ensinando mais sobre a importância de cada planta e sua utilidade.  “As crianças adoraram plantar usando as próprias mãos e nos fizeram muitas perguntas. Essa ciranda compartilhou ideias sobre plantas e ensinou a relevância da jardinagem no dia a dia dos pais e dos filhos em suas casas, mostrando às crianças a importância da natureza e do alimento”,  destaca o psicólogo e coordenador do Setor de Educação e Cultura (EDUC), Claudio Teixeira.

As mãos na terra, o uso das plantas, a relevância do contato e o diferencial do “cuidar” fizeram a oficina ser especial. “Acompanho minha irmã nas suas atividades aqui no EDUC, que ela e eu adoramos. Já estive internada no Pequeno Príncipe e sei da importância que é ter a experiência de estar em um local que te proporciona momentos alegres e interativos”, comenta Laryssa Borges Evaristo, irmã da paciente Ludmila Bordes Evaristo, de 7 anos.

Parceria
As atividades desenvolvidas na Oficina de Jardinagem tem apoio do Projeto Farmácia Viva, uma das iniciativas que fazem parte do Programa de Sustentabilidade Ambiental do Complexo Pequeno Príncipe, ambos em fase de implantação, e que contam com a parceria da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). O objetivo do Farmácia Viva é promover o conhecimento sobre plantas com propriedades medicinais para que diferentes públicos conheçam a origem, o potencial e suas restrições de uso e o ciclo de vida dos produtos naturais, além de fazer com que os participantes reflitam sobre a dependência vital entre humanos e elementos naturais

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais