50 anos de amor e dedicação às crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

50 anos de amor e dedicação às crianças

Ety da Conceição Gonçalves Forte é homenageada em celebração ao trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
03/10/2016

As cinco décadas que marcam a dedicação de Ety da Conceição Gonçalves Forte às crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe são definidas por ela de forma simples: “É como se cada criança fosse um filho e, mesmo na dor, você percebe no olhar a alegria que eles têm quando o voluntário chega para brincar. É transformador”, revela.

Presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raudsc_5346l Carneiro desde 1966, dona Ety, como é conhecida, foi homenageada pelos voluntários da instituição no sábado, dia 1.º, em confraternização que marcou a celebração do Dia do Voluntário Paranaense, 27 de setembro. O encontro reuniu 65 voluntários do Pequeno Príncipe e da Associação Eunice Weaver do Paraná.

“É uma emoção que não cabe no nosso coração. A mãe é uma voluntária símbolo não só do Paraná, mas no Brasil, porque olhou e viu mais do que uma estrutura, viu a possibilidade de cuidar e transformar”, orgulha-se a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

dsc_5420Para a diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Forte Rauli, a caçula da família, a dona Ety é um exemplo que ensinou que “a vida é alegria, cor, filosofia, irreverência, doação e generosidade”. Emocionada declarou: “Mãe, você é um exemplo de luz que se multiplica por todas as crianças”.

Missão
dsc_0025Ser um voluntário é especial. “Ninguém é chamado a um hospital sem motivo, seja como voluntário ou para trabalhar, com certeza essa é uma missão única, que nem sempre é fácil”, ressalta dona Ety. A coordenadora do Setor de Voluntariado, Rita Lous, completa: “Nós nos deparamos com as situações mais diversas, alguns dias são difíceis e, às vezes, até  dá vontade de desistir, mas um laço nos une”.

Dona Ety, uma voluntária de coração, conta que tem o espírito renovado em cada encontro com as crianças. “Durante esses 50 anos, muitas pessoas me perguntaram se eu não me cansava de ter um compromisso fixo, uma obrigação, e eu nunca me cansei, porque a cada encontro com as crianças, o voluntário passa a ser um menino e uma menina”.

+ Notícias

21/05/2025

Violência digital contra crianças e adolescentes: saiba mais

Hospital Pequeno Príncipe orienta sobre uso excessivo de telas, sinais de alerta de problemas no ambiente digital e como agir
20/05/2025

Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos
16/05/2025

Como acolher crianças e adolescentes vítimas de violência?

A proteção da infância e adolescência é um compromisso de todos. Toda a sociedade deve estar atenta e pronta para agir diante de qualquer sinal de violência
07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
Ver mais