5 dicas do Hospital Pequeno Príncipe para curtir o verão com saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

5 dicas do Hospital Pequeno Príncipe para curtir o verão com saúde

Estimular a criançada a consumir água e evitar a exposição demasiada aos raios solares são algumas das medidas necessárias na estação mais quente do ano
08/01/2016

Uma sexta-feira de verão merece cuidados redobrados com a saúde e bem-estar dos pequenos. Pensando nisso, médicos do Hospital Pequeno Príncipe prepararam dicas especiais para a época mais quente do ano. Confira!

PP_sol copy
1 – Kit farmácia
Se você for viajar, não se esqueça de carregar sempre um “kit farmácia” com analgésico, remédio para enjoo, antitérmico, antisséptico, termômetro, pomada para picadas, curativo, repelente e filtro solar. “Levar alguns medicamentos para a viagem é uma questão de prevenção, especialmente quando se tem filhos pequenos. É importante ter à mão aqueles indicados pelo pediatra da criança”, afirma o médico e diretor clínico do Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino Filho.

2 – Alimentação
Ter uma lancheira de viagem também é importante para evitar a desidratação, por exemplo. Nela, deve haver uma variedade de alimentos que não sejam nem muito gordurosos, nem que contenham uma quantidade muito grande de açúcar. “Se possível, um alimento que seja à base de leite, um cereal junto com um iogurte, sempre colocar uma fruta e, como carboidrato, além do cereal, a gente pode oferecer um pãozinho ou uma bolacha integral. Devemos cuidar com os sucos industrializados, que contêm muito açúcar, e preferir a água”, indica a nutricionista do Pequeno Príncipe, Maria Emília Suplicy.

3 – Ambiente seco
Com o calor e a umidade do verão, os fungos e microrganismos costumam aparecer nas peles e unhas da criançada. A dica nesses casos é manter o ambiente seco. “Qualquer coceira, irritação, vermelhidão ou escamação da pele podem ser sinais de alerta. Os fungos ocorrem em áreas úmidas, portanto, evitar usar sempre o mesmo sapato e deixar as roupas secarem no sol, por exemplo, podem ser ótimas iniciativas”, explica o médico dermatologista do Pequeno Príncipe, Leandro Ribeiro.

4 – Cuidado com o sol e afogamentos
Os horários de maior incidência de raios solares devem ser evitados. Nada de deixar os pequenos expostos das 10 às 16 horas. “O horário de pico é extremamente nocivo e a criança deve usar o protetor adequado”, adverte o médico Nilton Kiesel Filho. Ele também alerta para os cuidados com afogamentos. “As crianças devem sempre estar acompanhadas por algum adulto. As piscinas de casa devem ser cercadas, de forma a impedir que elas consigam chegar até a água”, observa.

5 – Hidratação
“A água é essencial e precisa ser ingerida durante todo o dia”, afirma a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Emília Suplicy. “Na hora da sede é muito comum dar às crianças refrigerante e suco de caixinha, mas por serem ricos em açúcar e sódio, esses líquidos trabalham na desidratação do corpo”, aponta. O ideal é ingerir pelo menos 3 ou 4 vezes mais água.

+ Notícias

16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
Ver mais