Projeto BrinCanto promove oficinas de cultura popular brasileira no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Projeto BrinCanto promove oficinas de cultura popular brasileira no Pequeno Príncipe

Realizada nos ambulatórios, quartos e no Setor de Educação e Cultura da instituição, a iniciativa envolve música e atividades de expressão artística manual
07/02/2020
A oficina reuniu crianças, adolescentes e pais no Pequeno Príncipe.

As oficinas do projeto BrinCanto – Cantos e Encantos da Tradição Popular Brasileira, que tem o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada, apresentam às crianças e adolescentes traços da cultura do Brasil com música e atividades de expressão artística manual. A ação percorre os ambulatórios, quartos e o Setor de Educação e Cultura do Hospital.

Mais do que garantir acesso à arte e à cultura, o projeto estimula a imaginação dos participantes, que podem criar personagens e objetos utilizando a criatividade. Nas oficinas são confeccionados adereços inspirados em festas populares, como por exemplo, reis e rainhas, personagens das congadas. “Um dos nossos objetivos é fazer com que quem participa sorria, se divirta e conheça um pouco mais da cultura brasileira”, explicou o coordenador do projeto, Itaercio Rocha.

Atividade manual para a confecção de reis e rainhas.

Maria Soeli Soares, mãe de um paciente, conta que o projeto traz alegria para quem assiste às apresentações. “Eu vim de Pato Branco para trazer meu bebê para uma consulta e acho essas atividades muito importantes, porque muitas vezes nós estamos cansados e desanimados. Atividades como essas nos alegram muito”, contou.

O BrinCanto – Cantos e Encantos da Tradição Popular Brasileira também é um momento para o fortalecimento dos laços entre os pais e as crianças. “O projeto vem para afetar, no sentido de afeto mesmo. Além do fortalecimento do brincar, os participantes têm a oportunidade de conhecer aspectos culturais importantes, como a Congada e o Fandango, por exemplo, que muitos não conhecem”, ressaltou Rocha.

Durante a atividade os participantes cantaram e se abraçaram ao som das músicas típicas brasileiras.
Sobre o projeto
O projeto “BrinCanto – Cantos e Encantos da Tradição Popular Brasileira” é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e prevê 96 oficinas no Hospital Pequeno Príncipe. A atividade lúdica, coordenada por Itaercio Rocha, conta também com os artistas Thayana Barbosa e Matheus Braga, que juntos trazem elementos da cultura popular brasileira, com música, diversão e alegria. Conheça os patrocinadores da ação: Blau Farmacêutica, ExxonMobil, Conseg, Transmoreno, Coamo, Stand By Rent a Car, Perkons do Brasil, Metisa, Vaccinar, Arotubi, Gemü, Artely Móveis e Tratornew.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais