16.ª Noite dos Chefs reúne apoiadores

Notícias

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
06/06/2024
NOITE DOS CHEFS
A 16.ª Noite dos Chefs, tradicional evento gastronômico, reuniu cerca de 350 apoiadores em prol da causa da saúde infantojuvenil.

Os 16 anos de um dos tradicionais eventos para arrecadação de recursos ao Pequeno Príncipe se traduziram em uma celebração à coragem, superação, solidariedade e vida. Com menu exclusivo, assinado por conceituados nomes da gastronomia, a 16.ª edição da Noite dos Chefs reuniu cerca de 350 apoiadores no Buffet Nuvem de Coco nessa quarta-feira, dia 5. Assim como em anos anteriores, a renda da ação será integralmente revertida aos trabalhos de assistência e pesquisa do Pequeno Príncipe.

“Estamos na 16.ª Noite dos Chefs e todo ano temos a energia de vocês. Ao mesmo tempo, essa noite é uma prestação de contas sobre como estamos indo e o que estamos fazendo. Será que a gente continua aquele mesmo Pequeno Príncipe que vocês apoiam há tanto tempo? Talvez os números tenham mudado, mas a essência não. Continuamos recebendo os casos mais difíceis, acompanhando a medicina de ponta, atendendo pelo SUS e pelas operadoras de planos de saúde, o que é muito complexo, mas conseguindo manter a qualidade que a gente alcançou e da qual não abrimos mão”, ressaltou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, falou sobre ato simbólico da reunião em volta da mesa e agradeceu aos apoiadores. “É uma alegria imensa poder compartilhar esse momento. A gente vive grandes emoções ao redor da mesa, e quando uma criança fica doente e volta a querer comer é a maior alegria. Então esse evento para nós representa muito o ato de cuidar que pode ser feito com as pequenas coisas, como o olhar, as palavras, o toque. E tudo isso só é possível porque vocês nos apoiam. Somos um hospital que destina 60% para o SUS, que remunera 50% do custo. Nosso atendimento integral é reflexo da parceria com esse sistema bonito de integralidade, acesso universal e equidade, mas também da contribuição de todos vocês que nos ajudam a ser um hospital de referência. Juntos, nós podemos garantir um cuidado cada vez melhor para todas as crianças. Obrigada a todos.”

16.ª Noite dos Chefs
Os chefs se uniram para uma noite prol da saúde infantojuvenil.

Gastronomia da 16.ª Noite dos Chefs

Mais uma vez, o jantar teve o engajamento de talentosos chefs, que emprestaram seu tempo, energia e criatividade. A coordenação da cozinha foi do próprio Buffet Nuvem de Coco, também responsável por um dos pratos principais.

“Nós iniciamos uma parceria muito legal durante a pandemia e, de lá para cá, estreitamos cada vez mais essa parceria, porque para a gente ela é muito importante. O Pequeno Príncipe não é só uma referência, mas é uma instituição essencial. Pude conhecer ainda mais do trabalho magnífico feito por toda a equipe do Hospital e a diferença que faz na vida de muitas pessoas. E participar disso de alguma forma é gratificante”, considerou o diretor-comercial do espaço, Henrique Hezel.

Para o chef André Pionteke, do restaurante Kitsune e ex-participante do MasterChef Profissionais 2018, que assinou a entrada, a participação no evento foi a realização de um sonho. “Entrei na cozinha há 15 anos e, desde então, um dos meus sonhos era poder cozinhar nesse evento. Queria participar para ajudar um dos melhores hospitais do Brasil. A gente poder usar o poder da gastronomia para ter uma transformação social é algo que não tem preço. A cozinha tem esse papel fundamental na sociedade, e a gente, como cozinheiro, tem o dever de fazer isso. E juntar o dever com um sonho é um momento muito especial”, disse.

“Já participo há alguns anos e estou tendo o privilégio e a honra de participar novamente. A gastronomia move muita coisa, e poder ajudar uma instituição tão bacana que presta um serviço de alta qualidade a nossa comunidade é muito bacana. E essa interação dos chefs lá na cozinha é incrível também, com cada um trafegando um pouquinho dentro do que entrega em seus restaurantes”, frisou o chef Lênin Palhano, do Restaurante Féer Cozinha Atemporal, responsável pelo primeiro prato principal da noite.

A sobremesa, da chef Vânia Krekniski, do Restaurante Limoeiro, fechou o menu, e ela falou do seu sentimento por estar participando do evento pelo terceiro ano consecutivo. “Sinto uma grande felicidade de estar aqui apoiando esta importante causa. O trabalho do Hospital é incrível. E podem sempre contar comigo. Muito obrigada por me convidarem mais uma vez”, agradeceu.

16.ª Noite dos Chefs
O depoimento da paciente Sophia Grevinski foi o ponto de destaque da noite.

História de superação

O depoimento da adolescente Sophia Grevinski, 13 anos, emocionou a todos. A menina foi diagnosticada com osteossarcoma (tumor maligno ósseo) na perna esquerda, passou por tratamento no Pequeno Príncipe e segue sendo acompanhada em suas consultas e exames de controle por equipe multiprofissional.

Ela contou sua trajetória de superação no Pequeno Príncipe, onde realizou ciclos de quimioterapia e passou por uma cirurgia com uma técnica chamada Frozen, que evita amputações. Durante o procedimento, a parte do osso na qual está o tumor é retirada. Em seguida, essa parte é mergulhada no nitrogênio líquido a -196°C e sofre um congelamento. É esse congelamento que “mata” as células cancerígenas. A parte do osso já livre de câncer é, então, reimplantada no paciente.

“É uma cirurgia mais delicada, mas deu tudo muito certo, a gente foi superbem atendida. Não faltou nunca nenhum remédio para a gente, sempre teve tudo, desde quimioterapia até outros remédios para dor.  E, apesar de ter sido uma experiência difícil, a gente ficou muito feliz porque coisinhas pequenas eram grandes vitórias para a gente”, lembrou Sophia.

Ela subiu ao palco com os pais, Daniel e Luciane Grevinski, e a mãe também fez uso da palavra. “Eu perdi minha filha. Foi esse sentimento que nós tivemos quando a gente recebeu o diagnóstico. Mas todos do Hospital que nos atenderam sempre nos deram o maior apoio, os médicos, os enfermeiros, o pessoal da limpeza, sempre estava do nosso lado. A gente quer agradecer, fizemos tudo pelo SUS e podemos dizer, realmente, que o Pequeno Príncipe não é somente um hospital. Ali tem uma essência. A essência que tem lá dentro é o amor. E é assim que a gente se sentiu, amados lá dentro”, contou.

Parcerias fundamentais

O patrocínio de empresas como Bradesco, SMP Empreendimentos e Investimentos, Anel Empreendimentos, Frigorífico Argus, RAC Engenharia, AGL Incorporadora, Engie, Panvel, Permutíon, Rio Verde, WK Aços e 1001 Noites foi fundamental para a realização da 16.ª edição do Noite dos Chefs. O evento também contou com o apoio na doação de insumos e serviços da Agapanthus Floricultura, responsável pelos arranjos de mesa; de Jacqueline Benevides, designer de flores gigantes, que cuidou da decoração do espaço; além do Rio Verde Supermercados, que cedeu as bebidas, e do Grupo Veper, que mantém a segurança do jantar há três edições.

O executivo da plataforma Bradesco Corporate, patrocinador ouro dessa edição, Luiz Junior, explicou sobre o apoio ao Hospital Pequeno Príncipe e como a responsabilidade social transforma negócios e pessoas. “Uma coisa muito relevante para o Bradesco é a marca. E é muito difícil o banco associar a marca a um trabalho, negócios ou eventos que possam colocar em risco a credibilidade da marca. Mas acreditamos muito no trabalho que é realizado pelo Pequeno Príncipe, é um trabalho sério, que entrega um resultado para a sociedade e, por isso estamos muito felizes de poder estar aqui e nos chamarmos de parceiros, por tudo que o Pequeno Príncipe representa”, esclareceu.

O sócio-fundador da SMP Empreendimentos, Augusto Fonseca, também ressaltou os motivos que levaram a empresa a se tornar parceira do Hospital. “Apoiamos o Pequeno Príncipe pelo trabalho que o transformou em referência nacional. Sabemos que a instituição precisa de doações para poder continuar atuando e se desenvolvendo ao longo dos anos. Nós temos consciência disso e temos enorme prazer em contribuir”, salientou.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade!
FacebookInstagramTwitter, LinkedInYouTube e TikTok.

+ Notícias

20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
Ver mais