Síndrome do intestino irritável - Hospital Pequeno Príncipe

Síndrome do intestino irritável

O que é?
A síndrome do intestino irritável é uma condição gastrointestinal funcional que acomete o intestino. Isso significa que há alterações no funcionamento do trato gastrointestinal, mas normalmente não há lesões no intestino, o que faz com que seja diferente da doença inflamatória intestinal.

Quando acontece?
A síndrome do intestino irritável pode acontecer com crianças e adolescentes. Há um risco maior de desenvolvimento da doença se existe história familiar positiva da doença.

Causas

  • Alterações na motilidade do trato gastrointestinal (forma como os alimentos e líquidos se movem no intestino)
  • Infecção no trato gastrointestinal (pode aumentar o risco de desenvolvimento de síndrome do intestino irritável pós-infecciosa)
  • Sobrecrescimento bacteriano (excesso de bactérias no intestino)
  • Depressão ou ansiedade
  • Situações recorrentes de estresse

Sintomas possíveis

  • Dor ou desconforto abdominal
  • Alteração na frequência das evacuações
  • Diarreia
  • Constipação
  • Mudanças recorrentes no hábito intestinal (intercalar constipação com diarreia)
  • Distensão abdominal (aumento de flatulências/gases)
  • Alteração no aspecto das fezes (presença de muco nas fezes)
  • Diminuição de apetite

Diagnóstico
O diagnóstico de síndrome do intestino irritável é sugerido quando a criança ou o adolescente apresenta dor abdominal pelo menos uma vez por semana, associada à alteração na frequência e formato das evacuações por pelo menos três meses. É importante destacar que meninos e meninas com esses sintomas devem ser acompanhados pelo gastroenterologista pediátrico para avaliação e investigação de uma possível doença orgânica, sendo necessários exames laboratoriais ou de imagem.

Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
As crianças e os adolescentes com sintomas de síndrome do intestino irritável há mais de três meses devem ser acompanhados e diagnosticados para um tratamento adequado. Se o paciente apresenta dor que não alivia com analgésicos simples, presença de sangue nas fezes, sintomas sistêmicos (febre, dor articular), fique atento e leve-o ao Pequeno Príncipe para avaliação de um gastroenterologista pediátrico.

Tratamento
O objetivo do tratamento para síndrome do intestino irritável é o alívio dos sintomas, já que eles podem interferir na atividade diária da criança ou do adolescente. Há diversas formas de reduzir ou até mesmo eliminar os sintomas, incluindo mudanças na alimentação, estratégias comportamentais, medicamentos, bons hábitos de sono e exercícios físicos. O gastroenterologista pediátrico orientará o melhor tratamento de acordo com a avaliação clínica da criança ou do adolescente.

Diferencial do Pequeno Príncipe
Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado, além de contar com uma infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.

Clique aqui e conheça os nossos especialistas.

Ver menos