Neuroblastoma - Hospital Pequeno Príncipe

Neuroblastoma

O que é?
Neuroblastoma é um tipo de tumor que cresce em partes do sistema nervoso, nas glândulas adrenais (que ficam em cima dos rins), na pele ou na medula espinhal.

Ele se inicia nos neuroblastos, que são células nervosas imaturas, que fazem parte do desenvolvimento do feto. A maioria dos neuroblastos está devidamente desenvolvida quando o bebê nasce, mas uma parte deles continua imatura nos recém-nascidos. Muitas dessas células desaparecem com o tempo, porém algumas acabam virando uma forma de tumor.

Quando acontece?
É o terceiro tipo de tumor mais comum na infância e na adolescência, ficando atrás apenas da leucemia e dos tumores do sistema nervoso central. Ao todo, 90% dos casos atingem crianças de até 5 anos, contudo o diagnóstico é mais comum em meninos e meninas com idades entre 1 e 2 anos.

Causas

  • Mutação genética

Sintomas possíveis

  • Sensação de estômago cheio
  • Dores abdominais
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Dores nos ossos
  • Fraqueza e cansaço
  • Palidez
  • Nódulos na pele
  • Movimentos involuntários

Diagnóstico
O médico da criança ou do adolescente pode diagnosticar o neuroblastoma com exames laboratoriais e de imagem. São indicados também o hemograma e exames de urina, imagem (radiografia de tórax e abdômen), ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética e cintilografia óssea. Para concluir o diagnóstico, pode ser solicitada também a realização de biópsia para determinar se o tumor é maligno ou benigno.

Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Crianças com menos de 5 anos têm maior risco de desenvolver neuroblastoma. Ao notar que a criança ou o adolescente tem alguns dos sintomas ou mudanças no corpo, não hesite e procure um médico do Pequeno Príncipe. O Hospital conta com especialistas para atender crianças e adolescentes de todas as idades com excelência técnico-científica e cuidado humanizado.

Tratamento
O tratamento do neuroblastoma é feito de acordo com a idade, o estado geral de saúde, a localização e o tamanho do tumor e o estágio da doença.

As crianças com menos de 1 ano de idade e com tumores pequenos têm uma maior chance de cura. Se a doença for diagnosticada no início, o tratamento é feito apenas com cirurgia para remover o tumor, sem ser necessário qualquer outro tratamento complementar.

Nos casos com metástase, pode ser necessária a realização de quimioterapia para diminuir a taxa de multiplicação das células malignas e o tamanho do tumor.

Em alguns casos mais graves, principalmente quando a criança é muito nova, pode ser recomendada a realização de transplante de medula óssea, após quimioterapia e radioterapia.

Clique aqui e conheça os nossos especialistas.

Ver menos