Audiência Pública - Enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo - Hospital Pequeno Príncipe

Eventos

Audiência Pública – Enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo

13/05/2013

audiencia-normalO Complexo Pequeno Príncipe, desde 1919, mobiliza a sociedade pela causa da proteção à criança e ao adolescente, alinhado com a missão da instituição.

Desde 2006, o Complexo Pequeno Príncipe faz parte do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA-PR). O Fórum é fruto da articulação de diferentes organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e tem como missão garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Atualmente são 20 organizações filiadas, abrangendo todas as regiões do Estado. Trabalhando em diversas áreas como saúde, educação, convivência familiar e comunitária, esporte, medidas socioeducativas, entre outras, atuam como um colegiado em espaços como o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e de Assistência social, Conselhos de Esporte e Lazer, Educação, Saúde, Comissões de Violência, Trabalho infantil, Aprendizagem, o Fórum sempre objetiva:

  • Articular e monitorar as proposições das políticas públicas;
  • Subsidiar, monitorar e fortalecer os conselhos e fóruns (instâncias; colegiados);
  • Mobilizar a sociedade civil;
  • Agir na formulação e no controle das Políticas Publicas;
  • Intervir, crítica e coletivamente, frente à realidade da criança e do adolescente.

O Complexo Pequeno Príncipe também faz parte do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Estadual e Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da Comissão Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.

A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR) convidam para audiência pública a ser realizada no dia 15 de maio, das 9h às 12h, no Plenarinho da ALEP, para debater o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Paraná durante a Copa do Mundo.

A Copa deve atrair cerca de 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros. O grande fluxo de pessoas pode aumentar as possibilidades de violações de direitos, especialmente de crianças e adolescentes, o que exige a adoção de medidas articuladas para sua proteção.

A audiência tem como objetivo contribuir para que o estado do Paraná e os municípios impactados possam planejar e desenvolver ações integradas por diferentes setores para garantir que não haja intensificação da exploração sexual de meninas e meninos durante os jogos.

A atividade também integra as mobilizações para o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Término

20130518

Local

Plenarinho da ALEP