Certificado digital - Hospital Pequeno Príncipe

Certificado digital

A partir de fevereiro, os profissionais de assistência que atendem no Hospital Pequeno Príncipe passam a usar o certificado digital para assinar prontuários de pacientes, receitas médicas, atestados, entre outros documentos assistenciais disponíveis no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Emitido por autoridades credenciadas pelo sistema brasileiro de certificação digital (ICP – Brasil), o certificado digital representa uma tendência que chegou para ficar.

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Perguntas frequentes

  • 1) Certificado digital e assinatura digital. Qual é a diferença?

    Certificado digital é um documento pessoal e intransferível usado para assinar digitalmente, enquanto a assinatura digital só tem validade quando emitida por um certificado válido.

  • 2) Ainda não tenho a certificação digital. Como proceder?

    – Orientação para médicos

    É preciso entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina do Paraná. Quem fez a inscrição a partir de 2011 ou atualizou os dados biométricos no CRM-PR após essa data poderá fazer o certificado digital por meio do CRM Virtual (clique aqui para acessar o site) – lembrando que a senha é diferente da utilizada no Portal de Serviços do CRM-PR). Caso não consiga emitir por esse caminho, o médico deverá fazer o agendamento prévio e comparecer à sede ou à Regional para atualização dos dados cadastrais e solicitação do pedido de certificação. O agendamento deverá ser feito preferencialmente pelo WhatsApp, nos números (41) 3240-4035 ou (41) 3240-4031, ou por e-mail, em deiqp@crmpr.org.br.

    – Orientação para demais profissionais da área da saúde

    O Pequeno Príncipe realizará novamente um mutirão com a presença do agente de registro no Hospital para que profissionais de assistência tenham o seu certificado digital. Os chefes de serviço serão informados e convocarão as suas equipes, que já passaram pelo período de experiência. É imprescindível apresentar documento com foto (RG ou carteira de motorista) e registro profissional. Por isso, se você ainda não tiver o seu certificado, tenha sempre em mãos esses documentos.

    Importante!

    • Os modelos de certificados digitais utilizados no Pequeno Príncipe são o A1 e o A3.
    • Para quem já emitiu o seu certificado externamente, é preciso incluí-lo no Cartório Digital implantado no Hospital. Para isso, é necessário entrar em contato com o responsável pela certificação digital no Pequeno Príncipe, Luiz Álvaro, pelo e-mail carneiro@hpp.org.br.

    As certificações digitais no Pequeno Príncipe são viabilizadas por meio do projeto Hospital Digital, aprovado pelo Cedeca/PR – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.  

  • 3) Fiz o certificado digital pelo CRM-PR. Preciso trazer algum arquivo para o Pequeno Príncipe?

    Não. Assim que o certificado for considerado válido, automaticamente estará liberado para uso no Pequeno Príncipe. Isso porque o CRM-PR utiliza a mesma empresa que o Hospital para o controle de certificados.

    Caso o certificado vença ou seja cancelado, automaticamente deixará de funcionar nos sistemas do Hospital Pequeno Príncipe.

    Quando fizer a renovação do certificado, se o arquivo já tiver sido inserido uma vez no sistema do Pequeno Príncipe, não será preciso trazê-lo novamente.

  • 4) Meu certificado digital venceu. Como renovar?

    Se o seu certificado digital foi realizado via Pequeno Príncipe, próximo à data de vencimento, é preciso entrar em contato com o seu gestor para mais informações.

    – Orientação para médicos

    Se o seu certificado foi emitido com empresa externa ao Pequeno Príncipe, no momento em que receber o aviso de que seu certificado está prestes a vencer, será preciso entrar em contato com o CRM-PR. O certificado oferecido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná tem validade de, pelo menos, dois anos.

  • 5) A senha do certificado digital é a mesma do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?

    Não. A senha do PEP é uma, e a do certificado digital é outra. Lembrando que a senha do certificado digital é pessoal, intransferível e inalterável, definida no momento da importação do certificado para o sistema do Hospital Pequeno Príncipe. Caso o usuário esqueça ou perca a senha, será necessário cancelar o certificado atual e refazer todo o processo de certificação. 

  • 6) Esqueci a senha do certificado digital. O que fazer?

    Infelizmente, não tem como recuperar. Somente emitindo outro certificado.

  • 7) Se o profissional digitar a senha errada, o sistema vai bloquear?

    Sim. O sistema permite três tentativas de senha. Se na terceira estiver errada, haverá o bloqueio e será preciso entrar em contato com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) para solicitar o desbloqueio.

  • 8) A assinatura digital é igual a um documento físico?

    Não. Ela é composta por:
    – nome do signatário;
    – número do hash do documento;
    – código para verificação; e
    – carimbo de tempo com data e hora da assinatura do documento (em alguns casos).

  • 9) Quando o documento tiver mais de uma página, a assinatura aparecerá em todas as páginas?

    Não, somente no fim do documento. O que vai aparecer em todas as páginas é o selo do ICP Brasil.