Atenção especial à alimentação e hidratação no verão - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Atenção especial à alimentação e hidratação no verão

Os dias de descanso e recesso escolar pedem cuidados básicos com os alimentos e o consumo de água
13/01/2015

DSC_0015Com as férias e o calor típico do verão, a garotada invade as praias e parques para aproveitar o período de descanso e recesso escolar. Aos pais e familiares ficam os alertas básicos para este período: comer fora de casa exige cuidados e a água é um item indispensável nos passeios.

Para a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Emília Suplicy, uma das primeiras preocupações tem que ser com a temperatura dos alimentos. “Em viagens e passeios é melhor optar por produtos que não tenham a necessidade de estar refrigerados, mas caso preciso, o uso de bolsas térmicas é fundamental”, afirmou. Maria Emília também falou sobre algumas comidas que devem ser consumidas frescas. “É aconselhado que a mamadeira, por exemplo, seja preparada na hora do consumo e o leite em pó esteja armazenado separadamente da água”, concluiu.

De acordo com a nutricionista, mesmo que os alimentos industrializados não sejam a melhor opção, eles são indicados por terem como garantia a marca e seu processo de fabricação. “Na praia, por exemplo, não sabemos a procedência das comidas comercializadas e precisamos evitá-las. É mais confiável optar pelos produtos industrializados”, disse. Mesmo com as alternativas, Maria Emília garante que nada substitui as frutas e os alimentos saudáveis no verão.

Hidratação
Outro cuidado que os pais devem ter com os pequenos são com os líquidos que prometem hidratar, mas na verdade desempenham uma função contrária. “Na hora da sede é muito comum dar às crianças refrigerante e suco de caixinha, mas por serem ricos em açúcar e sódio, esses líquidos trabalham na desidratação do corpo”, explicou a nutricionista.

Para Eda, a água é essencial e precisa ser ingerida durante todo o dia. “A água com certeza é o mais importante”, afirmou. A profissional ainda deu dicas de sucos e refrescos para o verão. “Ao invés de utilizar frutas que possuem muito açúcar, uma opção é fazer os refrescos que misturam a fruta com a água. Laranja, limão e acerola são ótimas opções”, contou.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais