Espírito natalino toma conta do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Espírito natalino toma conta do Hospital Pequeno Príncipe

Cinco corais diferentes se uniram no Concerto de Natal, que encantou pacientes, familiares, voluntários e colaboradores
16/12/2014

Vozes infantis e adultas se uniram na noite desta segunda-feira, 15, para levar alegria para a comunidade do Hospital Pequeno Príncipe com o Concerto de Natal. Sob a regência da maestrina Simone dos Santos Abati, aproximadamente 30 coralistas que integram os corais do Lar dos Meninos de São Luiz, da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, da Polícia Civíl do Paraná, da Igreja Messiânica de Curitiba e o Grupo Vocale do HPP se uniram para uma bela apresentação de músicas natalinas. A ação foi realizada na Praça do Bibinha para comemorar o final do ano.

Os coralistas nunca haviam ensaiado ou cantado juntos antes do concerto, mas quem conferiu nem percebeu esse detalhe A maestrina, cuja tese de pós-graduação explora o poder da música de integração nas comunidades, explica que as canções têm o poder de unir pessoas. “Podemos ver que esse grupo é completamente heterogêneo, tem pessoas de diversas idades e extratos sociais, mas a música permite que todos falem a mesma linguagem. A música une essas pessoas que muitas vezes nem se conhecem, e juntas transmitem a felicidade”, fala.

O concerto emocionou a plateia de pacientes da instituição, seus familiares, colaboradores e parentes dos jovens cantores e cantoras do Lar dos Meninos de São Luiz. O grupo encantou o público com um repertório de músicas natalinas, que foi desde a clássica “Noite feliz” a composições em inglês e espanhol.

Os integrantes do Grupo Vocale estão acostumados com as performances no Hospital, mas acreditam que o Concerto de Natal é especialmente emocionante. Marli dos Santos é uma das integrantes do grupo e mãe da maestrina Simone. “A gente canta com todo o nosso carinho, é bom saber que conseguimos trazer felicidade para as crianças e suas mães que estão passando por momentos difíceis”, disse.

Orlando Gomes faz parte do coral da Associação da Caixa Econômica Federal há 18 anos e conta que é a sua paixão pela música e o canto que o inspiram a participar de eventos assim. “A música atinge não só os ouvidos como também a alma, ela deixa nosso espírito mais alegre”, relata. Orlando ainda comenta que a época de final de ano é um tempo de fazer um balanço da vida e cantando para o público do Hospital os coralistas conseguem transmitir mensagens de esperança. “Na verdade a energia é recíproca, faz bem para quem escuta e para quem canta”, complementa.

A jovem cantora Gisele Santos, 7 anos, estava apreensiva. “Como ela faz tratamento renal aqui, associou o Hospital com doença e com dor”, contou sua avó Clotilde Borduchi. Mas logo após o concerto Gisele já sorria e brincava com outras crianças. “Vi que também há coisas boas no hospital, acho que as crianças gostaram de nos ver cantando e isso me deixou feliz”, afirma.

Para encerrar o concerto com muito alto astral, o grupo cantou a divertida “Natal Brasileiro”, que comemora a cultura do país e suas tradições natalinas.

Sobre o Grupo Vocale

O Grupo Vocale do Hospital Pequeno Príncipe tem como meta – além de desenvolver a musicalidade de sua plateia – difundir a música erudita e humanizar o ambiente hospitalar por meio da promoção da música como processo de inclusão social. Além dos voluntários e colaboradores, uma maestrina, uma pianista e um técnico vocal integram o coral. Eles fazem parte da equipe técnica, que garante que todos aqueles que queiram possam participar do grupo, mesmo sem ter experiência prévia com a música e o canto. O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais