Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

Notícias

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

A unidade oferece atendimento integral e multiprofissional a pacientes com deficiência e doenças raras
29/09/2023
Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe apresentado delegado Michel
O vereador Delegado Michel conheceu o Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe e levou o tema à câmara.

A unidade do Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe, em São José dos Pinhais, foi apresentada, nessa quinta-feira, dia 28, aos vereadores do município. O convite foi feito pelo vereador Delegado Michel, que conheceu o espaço. “Visitei a unidade do Hospital Pequeno Príncipe e vi a estrutura e o trabalho maravilhoso. É o padrão que a gente já conhece de Curitiba sendo realizado aqui”, disse.

O Hospital é referência na assistência em saúde à população infantojuvenil. E também conta, desde 2013, com o serviço de reabilitação que funciona na cidade da região metropolitana de Curitiba. O espaço nasceu como um projeto voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com mielomeningocele. Com o passar do tempo, foi reestruturado e hoje atende pacientes com todos os tipos de deficiência e doenças raras.

O atendimento integral e multiprofissional faz parte da essência do Pequeno Príncipe. Isso contribui para a recuperação dos pacientes, adesão aos tratamentos, participação e preparação da família para continuar os cuidados em casa. E também colabora para inclusão e qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe

A unidade oferece reabilitação nas áreas de fisioterapia de solo e aquática, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. Além disso, promove a convivência e a inclusão social, atividades lúdicas, educacionais e culturais, e disponibiliza apoio ao tratamento domiciliar.

“Nosso foco de atuação vai além da reabilitação, buscamos a autonomia dos pacientes e a inclusão social e escolar. Por isso, a família é fundamental em todo esse processo, pois bem orientados podem auxiliar, cuidar e perceber os avanços”, explicou a psicóloga e gerente do Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe, Patricia Bertolini.

Além disso, a manutenção do tratamento domiciliar conta com o suporte da unidade, que realiza a entrega mensal de kits de materiais médicos, como sonda, soro, luva e equipo, e kit de alimento para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 402 famílias estão cadastradas e 193 recebem atendimento no local.

Financiamento

O espaço tem ampla estrutura para o atendimento a crianças e adolescentes, com sala de fisioterapia, piscina e ambientes equipados. Entre eles, o Laboratório Computadorizado de Marcha, único em funcionamento no Paraná destinado para avaliações clínicas de pacientes com distúrbios da marcha.

Para viabilizar toda a estrutura e assistência, o Pequeno Príncipe, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, contou e continua contando com doações. Um combinado de projetos e fontes de financiamento garante que os serviços sejam oferecidos gratuitamente à população.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais