Pequeno Príncipe Vocale encanta pacientes e colaboradores com muita música e diversão - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe Vocale encanta pacientes e colaboradores com muita música e diversão

Além de visitar o Instituto da Criança em São Paulo, o coral também preparou uma apresentação especial para o dia das Crianças no Hospital Pequeno Príncipe
09/10/2014

vocalesp_0085Diz o ditado popular: “Quem canta seus males espanta”. No Hospital Pequeno Príncipe a frase faz muito efeito. Por isso, o coral Pequeno Príncipe Vocale, formado por colaboradores da instituição, faz apresentações mensais para os pacientes. No mês de setembro, a equipe estendeu suas atividades e viajou a São Paulo, no Instituto da Criança. A visita durou apenas um dia, o suficiente para levar ao local momentos de descontração e alegria.

No evento, 22 coralistas realizaram quatro apresentações em diferentes andares do Instituto. A música contagiou funcionários, pacientes e familiares de áreas distintas do hospital. Para Rosali Rodrigues, do setor de humanização do Instituto, a experiência ajuda no cotidiano de quem precisa de atendimento. ”Ações como essa têm feito com que o dia a dia de crianças, adolescentes, mães e acompanhantes seja menos sofrido”, relata Rosali.

O repertório do Pequeno Príncipe Vocale é composto por músicas infantis e eruditas. Os colaboradores da instituição ensaiam todas as semanas e, além das apresentações no próprio Hospital, aceitam convites para realizar ações de inclusão social em outras casas de saúde, empresas e eventos.

Além dos coralistas, o grupo também conta com um preparador vocal, o que permite a participação no coral de pessoas sem experiência com o uso da voz no canto. Para os funcionários e voluntários interessados, os ensaios acontecem toda quinta-feira, das 17 às 19 horas, na sala de descanso, que fica ao lado da entrada de colaboradores do Hospital.

Dia das CriançasDSC_0101
Para comemorar o dia 12 de outubro, o Grupo Vocale preparou uma apresentação com músicas infantis para a criançada. As letras das canções falam sobre sonhos de infância e sustentabilidade. Durante o evento, estiveram presentes cerca de 30 meninos e meninas, entre elas pacientes e alunos da creche para colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe.

Para Raquel dos Santos, mãe de Anyely, de 8 anos, a iniciativa é boa para distrair as crianças. “É muito interessante, isso distrai. Mesmo que eles tenham brinquedos no quarto, a apresentação faz com que eles saiam e se divirtam”, conta Raquel. Anyely concorda com a mãe: “Eu adorei escutar as músicas e gostei também das ‘tias’ de fantasia”.  

Empresas patrocinadoras
O projeto do Pequeno Príncipe Vocale é realizado pelo Ministério da Cultura com financiamento via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e é apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Conta com o patrocínio das empresas Bundy Refrigeração Indústria e Comércio Ltda., Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas Ltda., Crediare S/A, Eletrofrio Refrigeração Ltda., Itambé Energética S.A., Marelli Móveis p/ Escritório Ltda., Martini Meat S/A Armazém Gerais, Metisa Metalúrgica Timboense S.A., PR Century Comércio de Eletro, Prati Donaduzzi e Cia. Ltda., Standard Chartered Bank e Tratornew S/A.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais