Pequeno Príncipe Vocale encanta pacientes e colaboradores com muita música e diversão - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe Vocale encanta pacientes e colaboradores com muita música e diversão

Além de visitar o Instituto da Criança em São Paulo, o coral também preparou uma apresentação especial para o dia das Crianças no Hospital Pequeno Príncipe
09/10/2014

vocalesp_0085Diz o ditado popular: “Quem canta seus males espanta”. No Hospital Pequeno Príncipe a frase faz muito efeito. Por isso, o coral Pequeno Príncipe Vocale, formado por colaboradores da instituição, faz apresentações mensais para os pacientes. No mês de setembro, a equipe estendeu suas atividades e viajou a São Paulo, no Instituto da Criança. A visita durou apenas um dia, o suficiente para levar ao local momentos de descontração e alegria.

No evento, 22 coralistas realizaram quatro apresentações em diferentes andares do Instituto. A música contagiou funcionários, pacientes e familiares de áreas distintas do hospital. Para Rosali Rodrigues, do setor de humanização do Instituto, a experiência ajuda no cotidiano de quem precisa de atendimento. ”Ações como essa têm feito com que o dia a dia de crianças, adolescentes, mães e acompanhantes seja menos sofrido”, relata Rosali.

O repertório do Pequeno Príncipe Vocale é composto por músicas infantis e eruditas. Os colaboradores da instituição ensaiam todas as semanas e, além das apresentações no próprio Hospital, aceitam convites para realizar ações de inclusão social em outras casas de saúde, empresas e eventos.

Além dos coralistas, o grupo também conta com um preparador vocal, o que permite a participação no coral de pessoas sem experiência com o uso da voz no canto. Para os funcionários e voluntários interessados, os ensaios acontecem toda quinta-feira, das 17 às 19 horas, na sala de descanso, que fica ao lado da entrada de colaboradores do Hospital.

Dia das CriançasDSC_0101
Para comemorar o dia 12 de outubro, o Grupo Vocale preparou uma apresentação com músicas infantis para a criançada. As letras das canções falam sobre sonhos de infância e sustentabilidade. Durante o evento, estiveram presentes cerca de 30 meninos e meninas, entre elas pacientes e alunos da creche para colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe.

Para Raquel dos Santos, mãe de Anyely, de 8 anos, a iniciativa é boa para distrair as crianças. “É muito interessante, isso distrai. Mesmo que eles tenham brinquedos no quarto, a apresentação faz com que eles saiam e se divirtam”, conta Raquel. Anyely concorda com a mãe: “Eu adorei escutar as músicas e gostei também das ‘tias’ de fantasia”.  

Empresas patrocinadoras
O projeto do Pequeno Príncipe Vocale é realizado pelo Ministério da Cultura com financiamento via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e é apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Conta com o patrocínio das empresas Bundy Refrigeração Indústria e Comércio Ltda., Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas Ltda., Crediare S/A, Eletrofrio Refrigeração Ltda., Itambé Energética S.A., Marelli Móveis p/ Escritório Ltda., Martini Meat S/A Armazém Gerais, Metisa Metalúrgica Timboense S.A., PR Century Comércio de Eletro, Prati Donaduzzi e Cia. Ltda., Standard Chartered Bank e Tratornew S/A.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais