Acolhimento em tempos desafiadores é tema de celebração ecumênica

Notícias

Acolhimento em tempos desafiadores é tema de celebração ecumênica no Hospital

O evento, transmitido de forma on-line, proporcionou mensagens de esperança de diferentes representantes religiosos de Curitiba
30/06/2022
acolhimento espiritual
Os representantes religiosos destacaram a importância do acolhimento humanizado.

Ao longo dos últimos anos todos tiveram de aprender a lidar ainda mais com os desafios. Entretanto, o distanciamento físico não impediu que o Pequeno Príncipe oferecesse acolhimento humanizado aos pacientes, familiares e profissionais. Reforçando esse compromisso, o Hospital promoveu uma celebração ecumênica on-line.

“O que nos une nessa celebração é o desejo de celebrar a vida, a fé, a resiliência e a superação dos nossos desafios diários. Que em cada desafio possamos encontrar uma mão amiga para que juntos possamos superar até os menores obstáculos”, enfatizou a profissional Fernanda Becker, do Núcleo de Humanização do Hospital, na abertura do evento.

A celebração, transmitida pelo canal do Complexo no YouTube, no sábado, dia 25, contou com a presença de representantes de diferentes segmentos religiosos de Curitiba e com a participação de profissionais do Pequeno Príncipe. O perfusionista Cristian Vitorino, da equipe de cirurgia cardíaca do Hospital, encantou os espectadores com música.

Para a religiosa irmã Maria Eugênia, que atua no Acolhimento Espiritual do Hospital, a acolhida pode melhorar o estado emocional, à medida que ajuda na organização dos pensamentos, por meio da fala. “Acolhimento como espaço ético de escuta e apoio oferecido em momento de conflito ou de urgência alivia sentimentos e desconforto e diminui situações de vulnerabilidade”, argumentou.

acolhimento espiritual
O evento proporcionou mensagens de esperança de diferentes representantes religiosos de Curitiba.

 

Mensagens de acolhimento e esperança

Durante a celebração, os representantes religiosos destacaram a importância do acolhimento humanizado que os profissionais do Pequeno Príncipe oferecem aos pacientes e familiares.

A pastora Vera Maria Immich, representante do luteranismo, lembrou as diversas lutas e lutos enfrentados, especialmente durante a pandemia da COVID-19. “Foi a medicina, a ciência e as vacinas que ajudaram a diminuir a mortalidade infantil, e hoje estamos mais preparados para enfrentar essa doença”, disse.

O pároco Marcos Paulo Honório da Silva, representante do catolicismo, frisou que o momento foi importante para tratar a alma. “Jesus nos ensinou que o desafio é acolher. Ele ouviu, olhou, tocou, ensinou a partilha e teve sempre uma palavra de acolhida para cada pessoa que passou em sua vida.”

Para o professor Marco Grassi, representante do budismo, a evolução é reflexo da superação diária dos desafios. “Superar as nossas dificuldades no dia a dia é uma prática que permite desenvolver atributos como: coragem, energia vital, sabedoria e benevolência, para que possamos enfrentar de cabeça erguida e sem temores os desafios e obstáculos que são colocados diante de nós”, finalizou.

  • Confira a celebração na íntegra:

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

 

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais