Youtube do Hospital tem selo de conteúdo confiável em suas publicações

Notícias

Publicações do Pequeno Príncipe no YouTube recebem selo de conteúdo confiável

Marca auxilia usuários a verificar confiabilidade das publicações e combate a disseminação de notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news
06/05/2022
selo youtube
O Hospital recebeu o selo “Organização Credenciada no Ministério da Saúde”.

 

Com o avanço das tecnologias, o Pequeno Príncipe estendeu seu cuidado com crianças e adolescentes para além dos muros do Hospital, divulgando conteúdos responsáveis e sempre verificados por profissionais da saúde em suas redes sociais. E para certificar a confiabilidade das publicações da instituição no YouTube, o Hospital recebeu o selo “Organização Credenciada no Ministério da Saúde”, que reconhece as fontes confiáveis em saúde e auxilia o usuário a verificar a confiabilidade do vídeo.

O objetivo da plataforma é identificar e designar produtores de informação sobre saúde verificadas e publicadas no YouTube, auxiliando nos esforços de combate às notícias falsas e desinformação. O primeiro passo é checar o conteúdo divulgado por instituições de ensino, organizações de cuidados de saúde, como hospitais e clínicas, revistas médicas e organizações governamentais. E para complementar a validação, o canal de vídeos do Hospital será verificado para receber também o selo de verificação da rede social – que contempla apenas os canais oficiais de criadores de conteúdo, artistas, empresas ou figuras públicas.

“Essa é uma conquista muito importante para nós enquanto instituição. É fruto do trabalho de cada profissional que, fazendo o seu melhor, faz com que o Pequeno Príncipe seja reconhecido como uma referência em pediatria. Estar presente nas redes sociais, em especial no Youtube, faz parte da nossa estratégia de mobilização social para a causa da saúde infantojuvenil, engajando as pessoas de diferentes segmentos para ações que visem a prevenção e o diagnóstico, bem como a promoção de saúde, vida e dos direitos fundamentais dos meninos e meninas”, destaca a diretora-executiva, Ety Cristina Forte Carneiro.

A metodologia utilizada pelo YouTube leva em conta os princípios da ciência, da objetividade, da transparência e da responsabilidade, inspirados no ensaio “Identificando fontes confiáveis ​​de informações de saúde nas mídias sociais: princípios e atributos” publicado em 2021 pela Academia Nacional de Medicina (NAM, sigla em inglês) dos Estados Unidos – uma organização não governamental e sem fins lucrativos, formada por especialistas e que promove informações imparciais e fundamentadas em provas sobre saúde e ciência. Esses princípios foram revisados pela Associação Americana de Saúde Pública, que defende a ciência como base das políticas de saúde pública, e sua aplicação global é baseada no trabalho da Organização Mundial da Saúde.

Inscreva-se no canal do Pequeno Príncipe no YouTube e fique por dentro de informações de qualidade: . Acompanhe também os conteúdos divulgados no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais