Viroses: veja como proteger seu filho

Notícias

Temporada de viroses: veja como proteger seu filho

A chegada do frio provoca o aumento das infecções respiratórias em crianças; os sintomas variam de acordo com cada doença viral
20/04/2022
viroses
Entre as principais doenças sazonais do outono e inverno estão as infecções das vias aéreas superiores.

O Hospital Pequeno Príncipe alerta para a atenção com a saúde das crianças com a aproximação das estações mais frias, principalmente porque nessas épocas do ano as viroses se manifestam com maior incidência. A explicação para esse aumento de casos é a diminuição da resistência das vias respiratórias das crianças e, com isso, elas ficam mais suscetíveis à entrada de vírus e sujeitas à nova infecção.

O pediatra do Pequeno Príncipe, Eduardo Gubert, explica que as transmissões dos vírus podem acontecer de diferentes maneiras. “Além do impacto da temperatura nas vias respiratórias, as crianças permanecem mais tempo em ambientes fechados e sem ventilação, o que aumenta a chance de contágios, pois a transmissão das viroses se dá por gotículas respiratórias no ar por meio de tosse ou espirro, pela saliva com objetos contaminados e beijos, e pelo contato com a pele como abraços e toque de mão”, disse.

Tipos e sintomas das viroses

Entre as principais doenças sazonais do outono e inverno estão as infecções das vias aéreas superiores como gripes, amigdalites virais, otites, gastroenterites, estomatites e a doença mão-pé-boca. “Cada doença viral pode se manifestar com um ou vários sintomas, como tosse, coriza, dor de ouvido, diarreia, vômitos e outros”, esclarece o especialista.

Em comum, as viroses podem começar com uma febre inespecífica, que sinaliza para a família e seu médico que algo está errado com a criança. Na medida em que os sintomas vão surgindo, a localização da doença e o tipo do vírus causador ficam mais evidentes e ela pode ser diagnosticada com maior precisão.

Diagnóstico e tratamento

Muito frequente nos pronto-atendimentos hospitalares, o diagnóstico da virose tende a ser genérico e abrangente, pois existem muitas doenças virais, com diferentes características. Para identificar exatamente qual o vírus causador da doença é possível realizar um exame rápido, o PCR, que ficou familiar por ser indicado para detectar o vírus da COVID-19. As viroses devem ser tratadas com medicamentos, quando indicado pelo médico, para diminuir os sintomas como a febre.

O acompanhamento da doença é importante, pois ela pode evoluir para quadros que necessitem de internamento por desidratação, cansaço, dificuldade para respirar, e até meningite. As viroses podem ser porta de entrada para quadros bacterianos, que apresentam maior risco de complicações.

Para proteger as crianças das viroses alguns cuidados básicos são essenciais, como:

  • manter-se bastante hidratado, com muita ingestão de líquidos e repouso;
  • alimenta-se de forma equilibrada, com alimentos nutritivos;
  • manter uma rotina de sono com qualidade;
  • adotar condutas básicas de higiene como limpeza nasal, limpeza das mãos e banhos;
  • realizar o acompanhamento pediátrico periódico.
Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais